Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Urna de cremação da Idade do Bronze é descoberta na Irlanda

Local tem grande valor arqueológico por incluir vestígios de pelo menos três técnicas de sepultamento diferentes

Ingredi Brunato Publicado em 05/09/2020, às 13h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do local de escavações - Divulgação/ Fadó Archaeology
Fotografia do local de escavações - Divulgação/ Fadó Archaeology

Em escavações localizadas no terreno de um antigo hospital na Irlanda, foi descoberta uma urna de cremação de 4000 anos. Segundo responsáveis pela escavação, o artefato está em boas condições. Durante a escavação, foram achados ainda outros locais onde corpos foram sepultados, somando vestígios de até três tipos diferentes de sepultamento da Idade do Bronze

Outro exemplo dessas variações é uma grande rocha coberta por arte rupestre, que segundo estimado pelos pesquisadores, seria ainda mais antiga, datando do período entre 2500 e 500 anos antes de Cristo. 

Fotografia do local das escavações. Crédito: Fadó Archaeology

“Temos os cemitérios - os restos cremados e o carvão em fossos muito rasos - pelo menos 12 deles. Depois temos a vala circular, onde estava a urna, e por último temos o sepultamento da rocha. É realmente interessante que tenhamos os três juntos”, contou Tamlyn McHugh, da Fadó Archaeology, em entrevista à BBC.

As descobertas no sítio arqueológico irlandês ajudam a ilustrar as evoluções das práticas mortuárias dos povos que viviam na região. A próxima fase da pesquisa é fazer uma datação de radiocarbono para montar uma linha do tempo, para entender qual foi a sequência das mudanças.