Notícias » Ucrânia

Usina de Chernobyl corre risco de explosão, diz Ucrânia

O alerta foi feito pelas Forças Armadas do país nesta quarta-feira, 30

Redação Publicado em 30/03/2022, às 11h01

Placa indicando área de radiação na Ucrânia
Placa indicando área de radiação na Ucrânia - Getty Images

As Forças Armadas da Ucrânia fizeram um alerta nesta quarta-feira, 20, para o risco de explosão de munições que se encontram na usina nuclear de Chernobyl. O local está sob controle dos russos desde o dia 24 de fevereiro.

"Exigimos que o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) tome imediatamente medidas para desmilitarizar a zona de exclusão de Chernobyl e introduza uma missão especial da ONU para eliminar o risco de repetição de uma catástrofe nuclear", disse a vice primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk.

De acordo com informações do UOL, diversos incêndios florestais foram registrados em locais próximos a Chernobyl desde que a Rússia assumiu o controle da usina, sendo que as autoridades ucranianas têm acusado saqueadores russos de terem furtado material radioativo de um laboratório.

Conforme informações da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), pelo menos 211 funcionários da usina têm trabalhado no local e constantemente sofrem de fadiga física e psicológica.

Alguns deles relataram que soldados russos levantaram nuvens de poeira radioativa ao passar com veículos blindados na "Floresta Vermelha", como é conhecida uma área altamente tóxica da região. Além disso, fontes afirmaram que os soldados no comboio não utilizaram equipamentos de proteção contra radiação, o que seria um ato "suicida", uma vez que a poeira radioativa deverá causar radiação interna em seus corpos.