Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

‘Vacina’ foi a palavra do ano para o Brasil em 2021

O termo foi pesquisado mais de 200 milhões de vezes em terras brasileiras

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 03/01/2022, às 16h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Pixabay / huntlh
Imagem meramente ilustrativa - Pixabay / huntlh

No final do ano de 2021, a rede de notícias internacional CNN, especialmente o portal brasileiro, organizou uma pesquisa para encontrar o termo que definiu o ano de 2021 para o povo do Brasil.

Cruzando dados de buscas online e de quatro instituições de pesquisa, a equipe responsável descobriu um protagonismo absoluto da palavra ‘vacina’ — que é seguido por esperança, morte, fome, desemprego e isolamento.

O termo mais pesquisado de 2021 apareceu nas engrenagens de busca cerca de 250 milhões de vezes, o que, de acordo com Gulnar Azevedo, professora e epidemiologista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, aponta para a vontade brasileira de vacinar-se.

“Isso mostra de forma muito convincente que a população brasileira não só acredita nas vacinas como também quer se vacinar. E é muito bom ver que a ciência está vencendo e que os brasileiros e brasileiras estão entendendo que se vacinar é a melhor forma de se proteger e preservar quem está em volta”, apontou.

No quesito de seleção, os questionários foram efetuados pela Consultoria Cause e o Instituto de Pesquisa Ideia, que revelaram que mais de 20% da população selecionou ‘vacina’ como a palavra do ano, sendo também um dos termos mais citados na mídia em 2021.