Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

“Vai levar tempo para consertar” diz Biden sobre plano de vacinação feito por Trump

O presidente dos EUA criticou a postura de seu antecessor em meio à pandemia de Covid-19 e pediu ‘paciência’ para a população norte-americana

Penélope Coelho Publicado em 12/02/2021, às 09h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joe Biden recebendo a primeira dose da vacina contra a Covid - Getty Images
Joe Biden recebendo a primeira dose da vacina contra a Covid - Getty Images

De acordo com informações da agência de notícias Reuters publicadas na última quinta-feira, 11, pelo UOL, o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez críticas à gestão anterior, em pronunciamento realizado no Instituto Nacional de Saúde dos EUA, em Bethesda, Maryland.

Na ocasião, o democrata criticou o plano de vacinação contra o novo coronavírus feito no governo Trump. Biden afirmou que o ex-presidente “não fez seu trabalho” e pediu para que a população norte-americana “tenha paciência”, já que segundo o presidente irá “levar tempo para consertar” os atos do republicano.

“Enquanto os cientistas faziam seus trabalhos descobrindo vacinas em tempo recorde, o meu antecessor - vou ser bem franco sobre isso - não fez seu trabalho em se aprontar para o desafio gigante de vacinar centenas de milhões de pessoas”, disse Biden. O presidente continuou dizendo que a situação estava ainda pior quando ele assumiu o cargo, em janeiro de 2021.

“Não vamos ter tudo arrumado por um tempo, mas vamos arrumar”, afirma o político sobre o plano de vacinação nos EUA. O presidente conta que está tomando todas as medidas para adquirir a quantidade necessária de imunizantes contra a Covid-19, para assim, organizar a vacinação nos Estados Unidos.

Sobre o Joe Biden

No dia 7 de novembro, a projeção da agência Associated Press confirmou que o candidato democrata Joe Biden conseguiu atingir 274 delegados — 4 a mais do que o necessário —, sendo eleito o 46º presidente dos Estados Unidos. O presidenciável disputava a vaga contra o republicano Donald Trump, que buscava a reeleição. 

O anúncio da vitória ocorreu após o término da apuração no estado da Pensilvânia. Biden também venceu na contagem de votos totais, com mais de 4 milhões de votos. Veículos como a CNN, The New York Times e NBC também apontaram a vitória do democrata.

Joe Biden não apenas será responsável por tirar o título do ex-apresentador de ‘O Aprendiz’, como também baterá um recorde do antecessor: Será o mais velho a assumir o cargo de presidente dos Estados Unidos. Trump já havia declarado vitória no dia 4 de novembro, antes mesmo do encerramento da apuração.

Formado em história, ciência política e direito, Biden atuou por algum tempo como advogado antes ir para a área da política. Ele foi um senador bem-sucedido, certa vez tendo até seis mandatos consecutivos. 

As duas últimas vezes que tentou concorrer à presidência, não teve sucesso. Foi nessa segunda tentativa, inclusive, que ele se aproximou de Barack Obama, e os dois políticos acabaram formando a chapa que venceu as eleições de 2008 nos Estados Unidos. Biden foi o vice de Obama durante seus dois mandatos.