Notícias » Personagem

Val Kilmer fala sobre luta contra câncer de garganta: 'Escolha de respirar ou comer'

O ator, que teve sua voz extremamente danificada pela doença, hoje fala com a ajuda de inteligência artificial

Ingredi Brunato, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 26/08/2021, às 17h00

Fotografia de Val Kilmer em evento
Fotografia de Val Kilmer em evento - Getty Images

Em "Val", um documentário lançado recentemente na Amazon Prime, o ator norte-americano Val Kilmer, de 61 anos, abordou sua carreira e suas experiências com o câncer de garganta, com o qual foi diagnosticado sete anos atrás.

Segundo repercutido pela Mirror.uk na última quarta-feira, 25, o tratamento contra a doença não foi fácil, e mudou muitos elementos da rotina do artista. 

Você tem que fazer a escolha de respirar ou comer. É um obstáculo muito presente em quem me vê. Obviamente, estou parecendo muito pior do que me sinto. Não posso falar sem tapar este buraco [na garganta]", contou ele, que hoje se alimenta através de um tubo.

Felizmente, Val foi capaz de alcançar a remissão do câncer. Para tanto, todavia, precisou não apenas de quimioterapia, como também de uma traqueostomia, procedimento que lesou sua voz permanentemente. 

Na produção, felizmente, o ator foi capaz de falar com a ajuda de uma inteligência artificial que simula seu timbre utilizando os diálogos de Kilmer em diversos filmes.  “Agora que está mais difícil falar, quero contar minha história mais do que nunca", desabafou Val no documentário, ainda de acordo com o Mirror.uk.