Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Val Kilmer sobre luta contra câncer de garganta: 'Escolha de respirar ou comer'

O ator, que teve sua voz extremamente danificada pela doença, hoje fala com a ajuda de inteligência artificial

Redação Publicado em 26/08/2021, às 17h00 - Atualizado em 19/06/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Val Kilmer em evento - Getty Images
Fotografia de Val Kilmer em evento - Getty Images

Em "Val", um documentário lançado na Amazon Prime, o ator norte-americano Val Kilmer, de 61 anos, abordou sua carreira e suas experiências com o câncer de garganta, com o qual foi diagnosticado sete anos atrás.

Segundo repercutido pela Mirror.uk no útimo ano, o tratamento contra a doença não foi fácil, e mudou muitos elementos da rotina do artista. 

Você tem que fazer a escolha de respirar ou comer. É um obstáculo muito presente em quem me vê. Obviamente, estou parecendo muito pior do que me sinto. Não posso falar sem tapar este buraco [na garganta]", contou ele, que hoje se alimenta através de um tubo.

Felizmente, Val foi capaz de alcançar a remissão do câncer. Para tanto, todavia, precisou não apenas de quimioterapia, como também de uma traqueostomia, procedimento que lesou sua voz permanentemente. 

Na produção, felizmente, o ator foi capaz de falar com a ajuda de uma inteligência artificial que simula seu timbre utilizando os diálogos de Kilmer em diversos filmes.  “Agora que está mais difícil falar, quero contar minha história mais do que nunca", desabafou Val no documentário, ainda de acordo com o Mirror.uk.