Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Valioso piso de mármore da Roma Antiga é encontrado na França

O artefato milenar foi localizado durante obras na cidade de Nîmes

Alana Sousa Publicado em 04/03/2021, às 12h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Especialistas analisando a área da França - Divulgação/Inrap
Especialistas analisando a área da França - Divulgação/Inrap

Durante obras em um complexo de prédio em Nîmes, na França, trabalhadores precisaram interromper o trabalho devido a algo curioso que começou a surgir no solo. Após um mês de análises e pesquisas arqueológicas, os especialistas revelaram que embaixo da estrutura havia um piso de mármore da Roma Antiga.

Conforme noticiado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Arqueológica Preventiva (Inrap), e repercutido pela revista Colossal, o piso é valioso e remonta aos séculos 1 e 2, integrando uma antiga vila romana.

Com desenhos alocados em xadrez, o artefato ainda apresenta mármore de diferentes províncias empíricas, no estilo opus sectile, muito comum naquela época. O design consiste em colocar pedras coloridas juntas até se formar uma grande imagem.

Piso de mármore encontrado na França / Crédito: Divulgação/Inrap

Os estudiosos acreditam que o piso fazia parte de uma área de recepção de um local decorado com rigor. Além do chão de mármore, os arqueólogos encontraram pedaços de gesso que haviam descolado de azulejos decorados com afrescos.

Sobre arqueologia

Descobertas arqueológicas milenares sempre impressionam, pois, além de revelar objetos inestimáveis, elas também, de certa forma, nos ensinam sobre como tal sociedade estudada se desenvolveu e se consolidou ao longo da história. 

Sem dúvida nenhuma, uma das que mais chamam a atenção ainda hoje é a dos egípcios antigos. Permeados por crendices em supostas maldições e pela completa admiração em grandes figuras como Cleópatra e Tutancâmon, o Egito gera curiosidade por ser berço de uma das civilizações que foram uma das bases da história humana e, principalmente, pelos diversos achados de pesquisadores e arqueólogos nas últimas décadas.