Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Valor incalculável: 650 moedas romanas são encontradas em jarro na Turquia

Durante escavações na cidade de Aizanoi, pesquisadores descobriram o raro tesouro que remonta ao período do imperador Augusto

Alana Sousa Publicado em 27/01/2021, às 12h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Moedas romanas encontradas na Turquia - Divulgação/Diretoria de Escavações de Aizanoi
Moedas romanas encontradas na Turquia - Divulgação/Diretoria de Escavações de Aizanoi

Pesquisadores encontraram um tesouro repleto de moedas romanas na cidade de Aizanoi, Turquia. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 27, pela Agência Anadolu, que enfatizou o valor inestimável dos artefatos.

“Essas 651 moedas de prata, da era do imperador Augusto, constituem uma coleção muito especial e única”, afirmou o arqueólogo chefe da escavação, Elif Ozer, em entrevista. Ainda segundo o pesquisador, as relíquias estavam em um jarro antigo, que remonta aos primeiros anos do Império Romano.

Moedas romanas encontradas em jarro na Turquia / Crédito: Divulgação/Diretoria de Escavações de Aizanoi 

O assentamento da província de Kutahya está sendo analisado por especialistas desde 2011, e já revelou descobertas impressionantes da Anatólia, como um templo bem preservado dedicado ao deus grego, Zeus.

Sobre as moedas romanas, a equipe de arqueólogos revelou que 439 delas são de prata e, 212 são feitas de cistóforo, presente em diversos objetos da cidade grega de Pergamom. Agora, os itens serão exibidos no Museu das Civilizações da Anatólia, de Ancara, capital da Turquia.

Sobre arqueologia

Descobertas arqueológicas milenares sempre impressionam, pois, além de revelar objetos inestimáveis, elas também, de certa forma, nos ensinam sobre como tal sociedade estudada se desenvolveu e se consolidou ao longo da história. 

Sem dúvida nenhuma, uma das que mais chamam a atenção ainda hoje é a dos egípcios antigos. Permeados por crendices em supostas maldições e pela completa admiração em grandes figuras como Cleópatra e Tutancâmon, o Egito gera curiosidade por ser berço de uma das civilizações que foram uma das bases da história humana e, principalmente, pelos diversos achados de pesquisadores e arqueólogos nas últimas décadas.