Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Vandalismo e vigilância: A turbulenta saga do túmulo de Karl Marx

Após ter sido alvo de depredações, o túmulo de Marx recebeu um sistema de câmeras de segurança em 2020

Redação Publicado em 07/05/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
À esquerda, retrato de Karl Marx. À direita, fotografia de seu túmulo, em Londres - Wikimedia Commons / John Jabez Edwin Mayall / Paasikivi
À esquerda, retrato de Karl Marx. À direita, fotografia de seu túmulo, em Londres - Wikimedia Commons / John Jabez Edwin Mayall / Paasikivi

Após uma sequência de episódios de vandalismo, o túmulo de Karl Marx, localizado em um cemitério de Londres, recebeu um sistema de câmeras de vigilância, no ano de 2020. Desde então, o local de descanso do autor do "Manifesto do Partido Comunista" tem sido vigiado 24 horas por dia.

A ideia dos responsáveis pelo monumento, que fica cemitério Highgate, na zona norte da capital inglesa, não é uma novidade em se tratando de monitoramento de túmulos de pessoas famosas. No entanto, nesta localidade em específico, foi a primeira vez que uma sepultura recebeu tamanha atenção.

Visitas ao túmulo e vandalismo

De acordo com informações do New York Times de 2020, inúmeras pessoas visitam o local todos os anos especialmente para ver jazigo de Karl Marx. Muitas delas deixam itens em homenagem ao filósofo, como velas e flores vermelhas e, até mesmo, adesivos antifascistas. Porém, houve situações de depredação do monumento.

Em 2019...

No mês de janeiro de 2019, a placa de mármore onde estavam escritos os nomes de Marx e seus familiares foi danificada e, 15 dias depois, surgiram frases como “Doutrina de ÓDIO” e “Arquiteto do Genocídio” em sua lápide.

Marx em 1867 / Crédito: Wikimedia Commons / Friedrich Karl Wunder

Após os episódios de vandalismo, a Marx Grave Trust, fundação que é dona do monumento, decidiu, junto à Amigos do Cemitério de Highgate e à Inglaterra Histórica, promover a instalação de um sistema de vigilância.

Episódios anteriores

O local de descanso de Marx já havia sido alvo de vandalismo na década de 1960, quando duas suásticas amarelas foram pintadas sobre o monumento. Os autores ainda deixaram um slogan em alemão dizendo que Marx adorava o oficial da SS Adolf Eichmann.

Em 1970, mais um episódio ocorreu: uma bomba caseira explodiu na base do memorial e novas suásticas foram pintadas sobre ele. Na época, a polícia notou que havia sido feita uma tentativa de serrar o nariz da cabeça esculpida do filósofo.

“O escultor socialista que criou o monumento, Laurence Bradshaw, sabia que ele seria atacado. Foi em parte por isso que ele o fez de granito”, disse Dungavell, membro da Fundação Amigos do Cemitério de Highgate.  Na ocasião, ele se negou a dar detalhes sobre o novo sistema de vigilância, incluindo seu preço. “A vida deste túmulo não tem sido fácil", declarou no ano de 2020.

O túmulo

Quando o teórico morreu, no ano de 1883, seu corpo foi sepultado sob uma laje simples em Highgate. Na época, 12 pessoas marcaram presença no funeral do revolucionário. 

Muitos anos depois, em 1954, seus restos mortais foram levados para um local com maior visibilidade e um monumento foi instalado sobre o túmulo. Pará lá, foram realocados os restos mortais de sua esposa, uma de suas filhas, dois netos, além de uma empregada que trabalhou com a família.

Marx com sua filha Jenny Caroline / Crédito: Wikimedia Commons / Bettmann


+Saiba mais sobre Karl Marx por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

1. Karl Marx: Uma vida do século XIX, de Jonathan Sperber (2014) - https://amzn.to/32tBkFh

2. Amor e capital: A saga familiar de Karl Marx e a história de uma revolução, de Mary Gabriel (2013) - https://amzn.to/32qYHiA

3. O Velho Marx. Uma Biografia de Seus Últimos Anos. 1881-1883, de Marcello Musto (2018) - https://amzn.to/2VYfMxV

4. Karl Marx - Grandeza e ilusão, de Gareth Stedman Jones (2017) - https://amzn.to/2Bnm7tc

5. Karl Marx e o Nascimento da Sociedade Moderna. Biografia e Desenvolvimento de Sua Obra, de Michael Heinrich (2018) - https://amzn.to/2MtLoIG

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W