Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Variante mais transmissível do vírus HIV é descoberta

Chamada de ‘VB’ a cepa foi identificada em mais de 100 pessoas

Penélope Coelho Publicado em 04/02/2022, às 09h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Células humanas infectadas pelo HIV - Divulgação/Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas/National Institutes of Health
Células humanas infectadas pelo HIV - Divulgação/Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas/National Institutes of Health

Na última quinta-feira, 3, pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, publicaram um estudo a respeito da descoberta de uma variante do vírus HIV.

Chamada de variante ‘VB’ a cepa foi descrita na pesquisa como ‘altamente virulenta’, capaz de levar uma maior carga viral ao sangue, se comparada aos outros tipos do mesmo vírus.

De acordo com reportagem da BBC, o estudo revela que a variante em questão surgiu provavelmente entre os anos 1980 e 1990. A VB teria se espalhado entre os anos 2000 e perdido força a partir de 2010.

Os especialistas confirmaram 109 casos da variante, sendo a grande maioria na Holanda, outros dois na Bélgica e Suíça. No entanto, os pesquisadores informaram que não há motivo para pânico, já que o tratamento para essas e outras variantes do HIV já existem:

"A descoberta dessa variante reforça a importância de orientações que já existem: que os indivíduos com risco de contrair o HIV tenham acesso a testes regulares, permitindo o diagnóstico precoce, seguido de tratamento imediato”, afirmou o pesquisador sênior, Chris Wymant.

Confira a pesquisa completa.