Notícias » Europa

Vaso sanitário de ouro é roubado em exposição na Grã-Bretanha

Exposto no Palácio de Blenheim, objeto custava o equivalente a cinco milhões de reais

Joseane Pereira Publicado em 16/09/2019, às 07h00

None
Reprodução

Uma privada de ouro de 18 quilates, avaliada um milhão de libras (cinco milhões de reais) foi roubada do Palácio de Blenheim, Grã-Bretanha. O objeto fazia parte de uma exposição de arte no local, e era completamente funcional: os visitantes tinham a opção de utilizá-lo por até 3 minutos.

Intitulado de “América”, o objeto foi criado pelo artista italiano Maurizio Cattelan, e fazia parte de uma exposição dedicada à sua obra. Segundo Cattelan, o vaso sanitário foi fabricado "para representar a riqueza e o excesso da América do Norte". 

O roubo ocorreu na manhã do dia 14, e a polícia foi chamada às 5 horas. Segundo o inspetor Jesse Milne, encarregado da polícia local, “um grupo de criminosos usou pelo menos dois veículos durante o crime".

"Os ladrões invadiram o palácio durante a noite e deixaram o local às 4h50. Ninguém ficou ferido durante o roubo”, afirmou ele.

Pelo fato de o objeto ter sido removido com força, o local expositivo sofreu inundações devido à ligação com o encanamento. Um homem de 66 anos foi preso em conexão com o roubo, e a polícia tem incentivado o público a ajudá-los durante as investigações.

Saiba mais: