Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Vasos de argila de 7 mil anos são encontrados no Irã

A descoberta foi feita em um importante sítio arqueológico do país

Isabela Barreiros Publicado em 21/05/2020, às 14h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alguns dos vasos encontrados no Irã - Divulgação
Alguns dos vasos encontrados no Irã - Divulgação

Seis vasos de barro foram desenterrados no importante sítio arqueológico de Moushelan Tepe, a 65 km a oeste da capital iraniana de Teerã. O local é cenário de diversas descobertas feitas ao longo dos anos, ou seja, não é a primeira vez que ele foi escavado.

Acredita-se que os recipientes encontrados remontem ao quinto e quarto milênio a.C, o que faz com que eles tenham quase 7 mil anos de idade.

Crédito: Divulgação

"Os vasos, que provavelmente pertencem a uma câmara funerária, foram descobertos juntamente com alguns fragmentos de cerâmica e osso, além de algumas camadas históricas do solo durante uma pesquisa arqueológica destinada a demarcar Moushelan Tepe", explicou o arqueólogo Siavash Saraqi, responsável pela pesquisa.

Os pesquisadores também encontraram ao menos 10 superfícies arquitetônicas, diversas sepulturas e outros fragmentos de cerâmica que provavelmente datam do mesmo período dos vasos.