Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Civilizações

Conteúdo presente em vasos misteriosos é identificado no sudoeste asiático e revela bizarrice

Os artefatos milenares estavam sendo analisados por pesquisadores que alegam ter descoberto o sombrio interior dos recipientes

Isabela Barreiros Publicado em 15/08/2019, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução

A Planície dos Jarros, no Laos, é conhecida por estar repleta de vasos de significado oculto. Intrigados, especialistas começaram a tentar identificar o que havia dentro deles.

Após uma escavação recente, foi possível determinar que os jarros estavam cheios de ossos de crianças. Isso é alegado porque, segundo estudos publicados na revista Antiquity, existem evidências de que a região sofria com uma alta taxa de mortalidade infantil: 60% dos ossos analisados eram de indivíduos que morreram na infância.

Crédito: Reprodução

No entanto, a cultura do povo que vivia nesse lugar ainda não é muito conhecida pelos pesquisadores. Só no início do ano foram encontrados 100 vasos em diferentes sítios arqueológicos do país.

De acordo com Louise Shewan, da Universidade de Melbourne, na Austrália, ainda não é possível dizer, de fato, para quê eles serviam. “Não sabemos ainda quando os jarros foram colocados na paisagem e se os corpos encontrados neles são da época dos vasos ou como os restos mortais podem estar relacionados com eles.”