Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vacina

'Vax' é a palavra do ano selecionada pelo Dicionário de Oxford

Registrada em 1799, é diminutivo da palavra 'vacina' em inglês

Paola Orlovas, sob supervisão de Isabela Barreiros Publicado em 02/11/2021, às 08h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa do dicionário de Oxford - Wikimedia Commons
Imagem ilustrativa do dicionário de Oxford - Wikimedia Commons

O mais aclamado dicionário do mundo anglo-saxão, o Dicionário de Oxford, que conta com mais de 14,5 bilhões de palavras da língua inglesa, escolheu a palavra “vax” como termo que resume o ano de 2021. 

Todos os anos, uma palavra é escolhida com uma justificativa relacionada ao emprego dela conforme o passar dos meses, e dessa vez não pode ser diferente.

A abreviação de vacina foi escolhida devido o aumento de seu uso, como explica a Editora-Chefe do dicionário, Fiona McPherson, em entrevista à BBC:

“O termo remonta aos anos 1980, mas de acordo com as nossas pesquisas era pouco usado até este ano”, disse. “Quando olhamos para a sua versatilidade na possibilidade de criar outras palavras, tornou-se claro que vax se sobressaía na multidão”, terminou.

O termo entrou no léxico da língua inglesa após a invenção do cientista e médico Edward Jenner, criador da vacina contra a varíola, durante a passagem do século 18 para o século 19.