Notícias » Nazismo

Veja imagens da descoberta de itens nazistas feita por professor em casa

O curioso esconderijo do regime liderado por Adolf Hitler chama atenção pela riqueza de detalhes e itens bem conservados

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Penélope Coelho Publicado em 14/08/2021, às 08h40

Parede da casa onde os itens foram encontrados
Parede da casa onde os itens foram encontrados - Ralf Blank/Hagener Stadtgeschichte

Após uma forte tempestade que atingiu a Alemanha, o historiador Sebastian Yurtseven sofreu com inundações, tendo o primeiro andar de sua residência inteiramente alagado. Buscando realizar os reparos estruturais da casa, iniciou uma reforma por conta própria — se deparando com itens históricos em um esconderijo atrás de uma parede de gesso.

Confeccionados há quase cem anos, os artefatos chamaram atenção do acadêmico pelo tema contido nos itens; em grande maioria, tratava-se de itens relacionados ao Partido Nazista e glorificação de Adolf Hitler, contendo jornais, livros com instruções do regime, máscaras de gás e armas — um soco inglês e um revólver. 

Alguns manuscritos e o achado de itens internos, como um broche e uma água que representava o NSDAP (Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, em português), levam o historiador a acreditar que, em algum momento, a casa pertenceu a um membro afiliado nazista.

Com isso, convocou outros pesquisadores para auxiliar na retirada e catalogação dos itens, que foram fotografados e posteriormente levados para um museu na cidade de Hagen, onde deverão ser expostos, conforme exaltou o jornal britânico The Sun.

Confira imagens de alguns dos itens encontrados na residência:

Conjunto de documentos encontrados atrás das paredes da casa / Crédito: A. Korthals / Stadtarchiv Hagen
Documentos contendo timbres e assinaturas encontrados em buraco de parede / Crédito: Ralf Blank / Hagener Stadtgeschichte
Broche das Tropas de Assalto, SA, encontrado no local / Crédito: Juliane Wahlsdorf / Hagener Stadtgeschichte