Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Roma

Conheça o verdadeiro rosto de Nero, o mais polêmico imperador de Roma

O projeto espanhol Césares de Roma reconstruiu o rosto do tirano

Alana Sousa Publicado em 27/06/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estátua representando o imperador Nero - Wikimedia Commons
Estátua representando o imperador Nero - Wikimedia Commons

O imperador romano Nero, que viveu entre 37 e 68 d.C., até hoje é lembrado por sua tirania e crimes contra seus inimigos — tendo ordenado a morte de vários membros do senado romano e de sua família, inclusive sua própria mãe. 

Quando nos lembramos dessas figuras que marcaram o passado, é difícil imaginar o rosto de uma pessoa real, pois tudo que temos são poucos registros em forma de esculturas e, raramente, moedas da época.

Baseado em referências históricas, como pinturas, bustos em mármore e descrições em livros, o artista Salvador Ruano, que faz parte do projeto espanhol Césares de Roma, realizou uma reconstrução hiperrealista de como seria o antigo imperador.

Assim seria o rosto do imperador - Divulgação/Youtube/Salvador Ruano

A escultura, feita a partir de silicone e acrílico, apresentou um jovem com os cabelos bronze e olhos azuis. Entretanto, o historiador Suetônio afirma que o imperador também poderia ter uma tonalidade capilar avermelhada, uma vez que seu sobrenome original, Ahenobarbus, significa "barba ruiva" em latim.

Veja o vídeo da reconstrução abaixo: