Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Vencedor do Nobel de Economia é acordado no meio da noite por vizinho para ser avisado da vitória

A câmera de segurança flagrou o morador do lado chamando Paul Milgrom — que deixou o celular no modo silencioso, dificultando o contato do Comitê

Wallacy Ferrari Publicado em 13/10/2020, às 07h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Robert Wilson (esq.) e Paul Milgrom (dir.), vizinhos e vencedores do prêmio - Divulgação / Universidade de Stanford
Robert Wilson (esq.) e Paul Milgrom (dir.), vizinhos e vencedores do prêmio - Divulgação / Universidade de Stanford

Na última segunda-feira, 12, os acadêmicos americanos Paul Milgrom e Robert Wilson foram anunciados como vencedores do Nobel de Economia 2020 pelo trabalho sobre a teoria dos leilões de itens complexos, auxiliando leiloeiros e compradores de diversos setores comerciais — desde cotas de pesca a emissoras e frequências de rádio.

Quando foram selecionados, no entanto, Milgrom parecia inacessível pelo Comitê do Nobel, que tentou contatar o homem pela manhã no horário local de Estocolmo, quando ainda era madrugada nos Estados Unidos. Robert, o outro vencedor, mora ao lado de Paul, sendo acionado pela equipe para dar a notícia.

A cena foi gravada pela câmera da campainha da residência, com Wilson, acompanhado da esposa, dando a notícia pelo rádio da portaria. Com a fala lenta e surpreso, Milgrom prometeu que desligaria o modo silencioso do celular, que estava com os sons desativados para auxiliar no sono. O vídeo, divulgado pela Universidade de Stanford, rendeu muitas curtidas no Twitter.

Robert e Paul foram responsáveis por apresentar novos conceitos de valor, oferta e produto, realizando um trabalho de melhoria e invenção de novas formas de leilões. De acordo com a Academia, ambos “usaram seus insights para criar um novo leilão e formatos para bens e serviços que são difíceis de vender de uma forma tradicional, como frequências de rádio” e juntos, ganharam 10 milhões de coroas suecas (aproximadamente 6,3 milhões de reais).