Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / São Paulo

Vereadora sugere substituir estátua de Borba Gato por uma de Tereza de Benguela

No último sábado, 24, o monumento localizado na Zona Sul de São Paulo foi alvo de protestos

Redação Publicado em 31/07/2021, às 07h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estátua Borba Gato ao lado de imagem de Tereza de Benguela - Divulgação Wikimedia Commons / Gustavo Vivancos / Divulgação/ GreatBlacks/Wikimedia Commons
Estátua Borba Gato ao lado de imagem de Tereza de Benguela - Divulgação Wikimedia Commons / Gustavo Vivancos / Divulgação/ GreatBlacks/Wikimedia Commons

Na última quinta-feira, 29, Luana Alves, vereadora de São Paulo pelo PSOL, propôs a substituição da estátua do bandeirante Borba Gato, localizada em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo, por um monumento para homenagear a líder quilombola Tereza de Benguela. As informações são do G1.

Através de suas redes sociais, a vereadora abriu uma consulta pública online com objetivo de coletar assinaturas de pessoas que apoiam a iniciativa. Até o momento, mais de 20 mil pessoas já demonstraram concordar com a ideia.

A parlamentar se apoia no projeto de lei nº 47/2021, proposto pela vereadora, que tem o objetivo de rever o nome de locais e monumentos que prestam homenagens para escravocratas na cidade de São Paulo, a fim de recontextualizar tais símbolos.

"A derrubada de estátuas, monumentos e alteração de nomes de ruas e avenidas que homenageiam algozes da escravidão e genocidas de negros e indígenas é internacional e representa o direito à cidade", pontuou Luana.

Recentemente, no último sábado, 24, a estátua do bandeirante Borba Gato — que assim como outros bandeirantes, capturava e escravizava indígenas e negros, durante desbravamento de territórios — foi alvo de protestos, sendo incendiada.