Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

“Verei vocês em quatro anos”: Trump fala sobre se candidatar às eleições de 2024

Depois de contestar a vitória de Biden inúmeras vezes, o republicano já pensa na solicitação de nova candidatura

Isabela Barreiros Publicado em 03/12/2020, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Donald Trump, presidente dos EUA - Wikimedia Commons
Donald Trump, presidente dos EUA - Wikimedia Commons

Na noite de terça-feira, 1, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump falou sobre se candidatar ao cargo novamente após o mandado de Joe Biden, em 2024. A fala foi feita durante uma festa de Natal que aconteceu na Casa Branca, mas que não contou com a presença de jornalistas. 

Um vídeo do momento foi divulgado na internet. Trump disse a membros do Partido Republicano:  "Foram quatro anos incríveis. Estamos tentando cumprir mais quatro anos [no cargo]. Caso contrário, verei vocês em quatro anos". 

O político parece estar ficando cada vez mais isolado na tentativa de contestar a vitória de seu opositor, Joe Biden, nas eleições deste ano. O democrata foi eleito com mais de 81 milhões de votos, considerado um recorde.

A rede NBC também afirmou que Trump já discutiu sobre o assunto com amigos e familiares. Segundo a emissora, o presidente está pensando em anunciar sua campanha para 2024 no mesmo dia em que Biden assumir o cargo, em 20 de janeiro do ano que vem.  

De acordo com a Constituição dos EUA, é totalmente possível que ele se candidate novamente em 2024. O que ela proíbe é a ocupação do cargo por mais de dois mandatos. Ainda assim, apenas uma pessoa conseguiu se eleger depois de outro mandato: Grover Cleveland, no fim do século 19. 

Sobre Donald Trump

Donald Trump nasceu e cresceu no Queens, entre seus quatro irmãos. Seu pai, Fred, é descendente de imigrantes alemães, enquanto sua mãe, Mary Anne, migrou da Escócia em 1930. Na faculdade, recebeu o diploma de bacharelado em economia, pela Wharton University of Pennsylvania, em 1968.

Aos 25 anos, recebeu a empresa de imóveis e construção de seu pai. À frente da Trump Organization, Donald recebeu o título de magnata. Em 2015, anunciou sua nomeação para a presidência dos EUA pelo Partido Republicano.

Durante sua campanha, Trump usou de discursos de cunho populista e anti-imigração, sempre lembrando seu lema: “Make America great again”. Em 2016, o republicano derrotou a democrata Hillary Clinton e se tornou o 45º Presidente dos Estados Unidos. Aos 70 anos, ele foi a pessoa mais velha a assumir o cargo.