Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Vestígios de casas da Idade do Ferro são encontrados na Bélgica

Além disso, foram descobertas também diversas sepulturas romanas na mesma região

Isabela Barreiros Publicado em 23/04/2020, às 13h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escavação realizada em Saint Niklaas, na Bélgica - Divulgação
Escavação realizada em Saint Niklaas, na Bélgica - Divulgação

Do tamanho de cinco campos de futebol, o terreno que viria a se tornar um parque transformou-se, de repente, em um enorme sítio arqueológico após uma incrível descoberta. Ao redor da cidade de Saint Niklaas, na Bélgica, pesquisadores encontraram vestígios de cinco casas que datam do final da Idade do Ferro.

Os arqueólogos acreditam que se tratam das residências de agricultores que trabalhavam no local durante aquele período. Sugere-se também que eles tenham permanecido na região durante um período considerável, devido à necessidade de se estabelecer fixamente no distrito.

Além dos vestígios das casas, foram encontradas ainda diversas sepulturas romanas de cremação que remontam ao período de transição dos antigos belgas da Idade do Ferro para a era romana. Com essa descoberta, espera-se entender mais sobre essa época.

"Muitas vezes eles [os agricultores] tinham dificuldade em produzir comida suficiente para vê-los durante o ano. Quando a colheita era pobre, as pessoas deviam ter vivido à beira da fome”, disse o arqueólogo Bart Lauwers, envolvido na escavação.

Lauwers explica ainda como provavelmente eram essas casas: “as fazendas eram edifícios simples. Eles foram construídos de madeira e tinham telhados de colmo. Havia vários celeiros e cercas em áreas onde o gado podia ser mantido. As pessoas que moravam aqui sobreviveram com a produção do solo e tudo o que seus animais lhes deram”.