Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra

Veterano da Segunda Guerra morre aos 101 anos em Minas Gerais

José Augusto Ferreira Pó foi veterano da Força Expedicionária Brasileira, lutando na Itália durante o conflito

Redação Publicado em 26/07/2022, às 14h35 - Atualizado em 31/07/2022, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O veterano José Augusto Ferreira Pó - Divulgação/Prefeitura de Extrema
O veterano José Augusto Ferreira Pó - Divulgação/Prefeitura de Extrema

José Augusto Ferreira Pó, veterano da Força Expedicionária Brasileira, morreu no município de Extrema, situado ao sul de Minas Gerais, aos 101 anos. O falecimento foi informado pela prefeitura no último domingo, 24.

“Desejamos conforto a todos os familiares, Sr. José Pó será sempre um exemplo a todos nós e jamais será esquecido em nossa cidade”, escreveu a prefeitura.

O velório e sepultamento do veterano ocorreram às 13h do domingo no Cemitério Municipal da cidade de Extrema, onde José Augusto residia, segundo reportou o jornal Estado de Minas.

O veterano lutou na Segunda Guerra Mundial e atuou em operações do conflito na Itália. Segundo o Exército Brasileiro, Ferreira Pó foi incorporado ao 9º Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana, que colaborou para que a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária vencesse a batalha de Montese, entre outras regiões.

Homenagens

Em decorrência do feito, o município de Montese, na Itália, concedeu a José Augusto o título de cidadania honorária, reconhecendo a colaboração do brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial à região.

Ele também foi homenageado em 2019 pela prefeitura de Extrema com a gravação do vídeo “Um Expedicionário de Extrema” do Projeto Memória Viva de Extrema, que narra sua história de vida e contou com a presença de autoridades, cidadãos e amigos.

Assista ao vídeo: