Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Veterano de guerra devolve espada de bronze roubada de estátua após 40 anos

No estado de Massachusetts, o americano tinha furtado a relíquia da escultura de William Shepard há quatro décadas

Alana Sousa Publicado em 05/01/2021, às 12h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da estátua de William Shepard no Massachusetts, EUA - Divulgação
Imagem da estátua de William Shepard no Massachusetts, EUA - Divulgação

Certo dia, no ano de 1980, um homem bêbado decidiu furtar algo improvável: nada menos que a espada de bronze da estátua de William Shepard, um admirado soldado que lutou na Guerra da Independência Americana (1775-1783). Esse foi o relato de um ex-aluno da Universidade Estadual de Westfield (não foi identificado), que decidiu devolver o artefato 40 anos depois do roubo.

A escultura, que fica localizada em Westfield, no estado de Massachusetts, Estados Unidos, teve sua espada substituída há anos, mas ninguém sabia o que tinha acontecido com a verdadeira até então.

Foi após encontrar a relíquia em meio a posses de família que o homem decidiu devolvê-la, por remorso. O veterano de guerra procurou a Comissão Histórica de Westfield e mostrou-lhes o objeto perdido.

O presidente da Comissão, Cindy P. Gaylord, conversou pessoalmente com o ladrão e o descreveu como enigmático”. “Ele contou que puxou com tanta força [a espada] que caiu para trás do pedestal com ela na mão. A espada perfurou sua camisa perto de seu estômago e atingiu o chão. Seus amigos tiveram que puxá-lo para cima”, afirmou Gaylord. “Ele disse que estava de posse de algo que pertencia a Westfield e que queria devolvê-lo”, finalizou.