Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cultura

Viagem à cultura Inca e busca pelo sentido da vida estão no lançamento "XIS"

O autor brasileiro, radicado na Holanda, reflete sobre questões filosóficas em história de ficção e mistério

Redação Publicado em 02/02/2022, às 10h57

Capa da obra (à esqu.) e o autor (à dir.) - Divulgação
Capa da obra (à esqu.) e o autor (à dir.) - Divulgação

Uma carta é o início de um mistério envolvendo quatro estranhos em uma aventura pela floresta amazônica peruana. Um vínculo e uma verdade sombria. A busca pela solução para um enigma Inca ou a fuga da cruel realidade. Uma resposta que irá, de forma inusitada e inesperada, confrontar os personagens e leitores com a verdade irrefutável sobre o sentido da vida.

Essa é a sinopse do livro "XIS", de Arnaldo Gonçalves. Uma narrativa que entrelaça poesia, filosofia e romance, ao longo de uma viagem de descobertas e significados. A publicação é da Chiado Books, editora especializada em obras de autores portugueses e brasileiros contemporâneos, com sede em Portugal. O pré-lançamento de "XIS" acontece em 01 de setembro, durante a Feira do Livro de Lisboa.

"Como eu vejo a essência da vida? Qual é o meu XIS?" São questões que permeiam a humanidade há séculos e que mesmo quando essas respostas são encontradas, elas parecem se renovar, de acordo com o amadurecimento da nossa jornada individual, semelhante a peças de um quebra-cabeças em construção.

Neste lançamento, Arnaldo Gonçalves propõe uma reflexão profunda sobre quem somos e o cerne da nossa existência. "A intenção é fazer as pessoas olharem para si mesmas. A gente passa muito tempo olhando para fora, se preocupando com coisas fúteis e banais, e esquecemos de olhar no espelho e perguntar 'quem sou eu?', 'o que me move?', 'o que me leva a fazer certas escolhas?'. A história do livro se passa no Peru mas, na verdade, a viagem é introspectiva, é para dentro", finaliza o autor.

Aos amantes de história e fatos culturais, o livro está recheado de informações verídicas sobre os incas e os povos indígenas da América do Sul. Inclusive, as coordenadas geográficas dos locais visitados pelos personagens durante a aventura, estão sinalizadas no livro e foram traçadas pelo próprio autor, através da ferramenta Google Earth.

Brasileiro radicado na Holanda desde 1994, Arnaldo Gonçalves tem a literatura como uma de suas paixões, a qual dedica-se em paralelo a sua consolidada carreira de oftalmologista. Em 2001, lançou seu primeiro livro "Vislumbre" pela UPF Editora e agora apresenta sua segunda obra "XIS".

Embora os caminhos da vida o tenham levado para o exterior, onde construiu sua carreira e família, Arnaldo cultiva um profundo amor por sua pátria, pela cultura brasileira e principalmente, pelo calor e carisma da nossa nação – que segundo ele, são únicos e insubstituíveis. 

O lançamento no Brasil no dia 11 de fevereiro, às 18h30, com sessão de autógrafo, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, Avenida Paulista.

"Compreendi que evoluir é comprovar que vida é a resolução da desarmonia. Que o universo é o resultado da organização dos seus opostos. E que a consciência é o bem maior do universo. O elemento evolutivo da vida. Que nos apegamos a vida, com toda a nossa tenacidade, pois é ela a fonte do nosso mais importante bem e a nossa maior fraqueza. Que vida é, em essência, desprendimento. E que vida é um caos ordenado."

– Trecho do livro "XIS", pág. 234, 235.

 Sobre o autor:

Arnaldo Gonçalves nasceu em 1966, em São Paulo. Formou-se médico em 1989 e oftalmologista em 1992. Em 1994, partiu para a Holanda, onde, em 1996, obteve o registro como oftalmologista pela Comissão de Registros de Especialistas do país. Em 1997, obteve o título de mestre em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo.

O interesse pelas artes se manifestou ainda cedo em sua vida através da pintura em tela. Até 1992, realizou seis exposições individuais de seus trabalhos em São Paulo. Em 1997, realizou duas exposições individuais na cidade de Bergen op Zoom, na Holanda. Sua paixão por filosofia e literatura se concretizou com o lançamento de seus livros "Vislumbre" (2001) e "XIS" (2021).


Xis, Arnaldo Gonçalves, 2022 - https://amzn.to/3oebiTl

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W