Notícias » Mundo

Vídeo: 'Chef robô' consegue detectar precisão de temperos em pratos

Projeto deseja preparo mais rápido de pratos sofisticados, veja o vídeo

Alan de Oliveira | @baco.deoli Publicado em 09/05/2022, às 09h19

Chef robô preparando uma omelete
Chef robô preparando uma omelete - Reprodução - Youtube Canal da Universidade de Cambridge

Em vídeo publicado na quarta-feira, 4, a "Universidade de Cambridge", localizada no Reino Unido, mostra o robô cozinheiro que foi treinado por cientistas para executar uma tarefa curiosa e genial: provar os alimentos e entender padrões para entregar pratos equilibrados no tempero.

No vídeo, ainda é visto seu treinamento para preparar omeletes conforme a variação de aceitação humana das receitas da comida feita com ovos.

Os pesquisadores afirmaram estar felizes com os avanços, visto que o robô está melhorando a cada dia com o processo de testagem dos alimentos, quase chegando no nível de um chef de cozinha profissional na avaliação de salinidade de um prato, e de maneira bem mais rápida, segundo o portal “Gizmodo”.

“Queremos que os robôs entendam o conceito de sabor, o que os tornará melhores cozinheiros. Em nosso experimento, o robô pode ‘ver’ a diferença na comida à medida que é mastigada, o que melhora sua capacidade de saborear”, disse o coautor do projeto, Dr. Arsen Abdulali.

O futuro é empolgante para os entusiastas

A comunidade científica espera que nessa década ainda, diversos robôs comecem a fazer parte do cotidiano do ser humano, visando a realização de ganho de tempo em uma rotina, dada a velocidade em que um robô pode realizar as tarefas mais rapidamente, enquanto nós demoramos devido às limitações cognitivas e físicas.

Na culinária não seria diferente. O desejo dos pesquisadores do projeto, é que os “chefs eletrônicos” possam conseguir entregar comidas com maior qualidade para as pessoas que não tenham muito tempo para esperar por algo artesanal de um renomeado chef, algo parecido com um fast-food da mais alta culinária. Os cientistas dizem que os próximos passos serão de detecção de comidas gordurosas e doces.