Notícias » Ásia

Vídeo de combate entre tropas indianas e chinesas viraliza na internet

Acredita-se que foi gravado de um celular chinês, o vídeo mostra a disputa entre uma fronteira na região do Himalaia

Giovanna de Matteo Publicado em 12/09/2020, às 12h00

Bandeiras da China e Índia
Bandeiras da China e Índia - Pixabay
Um vídeo que mostra um confronto entre tropas chinesas e indianas, aparentemente em um região de fronteira disputada no Himalaia, viralizou nas mídias sociais nesta semana. A filmagem que é a primeira desse tipo a aparecer online, foi divulgada pela primeira vez na terça-feira, 8. As informações são do site de notícias chinês South China Morning Post.
 
O vídeo mostra a luta na beira de um rio, onde exibe soldados chineses armados com paus e escudos anti motim e alguns soldados indianos armados com rifles nas costas, mas em nenhum momento houve disparos dos mesmos. Os dois países estão envolvidas em uma disputa de fronteira desde maio deste ano, e desde então vem sido realizado uma série de conversas diplomáticas e militares para aliviar as tensões na região.
 
Uma fonte militar chinesa disse que o vídeo era genuíno e que foi feito “alguns meses atrás”. A pessoa, que falou sob condição de anonimato, disse que as imagens comprovam que os soldados exerceram contenção ao não usarem suas armas de fogo e ainda completou dizendo que é possível que Beijing tenha divulgado a filmagem de propósito, para mostrar que possui evidências das disputas ocorridas ao longo da fronteira disputada.
 
“Esta pode ser a maneira de Beijing de dizer ao povo chinês e à Índia, até certo ponto, que há evidências para mostrar quem quebrou o acordo [de não usar armas de fogo] e quem começou a luta”, afirmou o analista.
 
Confira abaixo o vídeo: