Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Japão

Vídeo em alta resolução mostra como era a vida no Japão no início da década de 1910

Com a ajuda da inteligência artificial, o programador Denis Shiryaev remasterizou, em alta definição, o vídeo. Confira o resultado espetacular!

Fabio Previdelli Publicado em 20/07/2020, às 12h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vídeo remasterizado mostra o Japão no início da década de 1910 - Divulgação/ YouTube/ Denis Shiryaev
Vídeo remasterizado mostra o Japão no início da década de 1910 - Divulgação/ YouTube/ Denis Shiryaev

Apesar de ter um protagonismo menor, o Japão entrou na Primeira Guerra Mundial em 1914. Aproveitando que os alemães estavam focados na guerra na Europa, eles usaram esse momento para expandir suas influências na China e no Pacífico.

Paralelamente a isso, ainda nos primeiros anos da década de 1910, o país asiático passava pelos primeiros anos do Período Taisho, durante o governo do Imperador Taisho, que tinha a ambição de modernizar o país. Além de todo o desenvolvimento industrial e a luta por conquistas novos mercados internacionais, foi nesse período que o governo criou bases democráticas mais fortes, proporcionando a classe trabalhadora maiores condições de lutarem por seus direitos.

Mas como será que era viver na sociedade japonesa nesse período? Para ajudar a reviver essa época, o programador Denis Shiryaev usou da inteligência artificial para remasterizar em alta definição um vídeo que mostra a comunidade do país entre os anos de 1913 e 1915.

Com a ajuda de um software chamado Gigapixel AI, o vídeo original em baixa qualidade foi reconstruído a partir de milhares de fotos em alta e baixa resolução, o que ajuda a calibrar o programa para reconstruir corretamente os detalhes de uma imagem.

Confira o resultado:


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Musashi - Box 3 volumes, de Eiji Yoshikawa (2020) - https://amzn.to/39n0ytc

História Concisa do Japão, de Brett L. Walker (2017) - https://amzn.to/2ZUh3Ka

O Preço da Desonra. Kubidai Hikiukenin, de Hiroshi Hirata (2020) - https://amzn.to/3jzmgid

História do Japão, de Kenneth Henshall (2008) - https://amzn.to/3fW57gA

O fogo entre a névoa, de Renée Ahdieh (2018) - https://amzn.to/39tItK6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W