Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Vídeo: Óculos capaz de traduzir conversas em tempo real é anunciado pelo Google

Empresa mostra em vídeo como a invenção irá funcionar

Alan de Oliveira | @baco.deoli, sob supervisão de Isabela Barreiros Publicado em 12/05/2022, às 08h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Óculos inteligente tradutor - Divulgação/Twitter/Google
Óculos inteligente tradutor - Divulgação/Twitter/Google

Em uma curta apresentação sem muitos detalhes, utilizando animações realizadas por programas de computadores, o Google postou ontem, na quarta-feira, 12, seus novos óculos inteligentes capazes de traduzir conversas em tempo real.

A empresa já expôs publicamente o início de pesquisas para desenvolvimento de produto ainda em meados de 2013, apresentando um conceito de recebimento de informação, codificação e layout final por cima da tela, que levava o usuário a um ambiente de realidade aumentada. Desta vez, estão indo para o caminho de misturar o antigo "Google Glass" com o "Tradutor".

Em evento denominado "Google I/O", que serve para mostrar ao grande público algumas pretensões da empresa brevemente, os óculos foram mostrados com a única função de tradução, sem a certeza se ele terá outras funcionalidades.

Veja o vídeo:

Outros projetos 

O principal intuito do aparato tecnológico, é o de realizar uma maior fluidez de socialização entre pessoas que não falem o mesmo idioma.

Um ponto a ser lembrado são as propagandas feitas durante a Copa do Mundo do ano de 2014, quando haviam diversas tratativas de mostrar como o "Google Tradutor" poderia ajudar os turistas que estavam no Brasil a conseguirem ir para diversos locais e pedirem comida.

O movimento pode conduzir e acelerar outros grupos que também têm projetos de óculos inteligentes a anunciarem em breve suas criações no meio, como a Apple e o Meta, que inclusive, conta com rumores de lançamento do seu produto já no ano que vem.