Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Múmias

Vídeo mostra abertura de sarcófago e artefatos egípcios de 2.500 anos

A descoberta envolveu 100 sarcófagos e 40 estátuas funerárias

Caio Tortamano Publicado em 17/11/2020, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Caixões descobertos no Egito - Divulgação - Youtube
Caixões descobertos no Egito - Divulgação - Youtube

Uma nova série de aberturas conjuntas de sarcófagos aconteceu no Egito. Dessa vez, 100 caixões com mais de 2 mil anos de idade e 40 estátuas funerárias foram encontradas ao sul do Cairo, em Saqqara.

Considerados um dos achados mais relevantes até o momento neste ano, o ministério do Turismo e Antiguidades afirma que todos os itens estão em perfeito estado de conservação.

 Além delas, foram encontrados em Saqqara máscaras mortuárias, potes e amuletos que provam, segundo o egiptólogo Zahi Hawass, que o local era uma necrópole para a 26ª dinastia do Egito — faraós que governaram entre 600 e 525 a.C.

As escavações ainda estão em andamento no local — que foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco —, então é possível que mais itens e descobertas sejam feitas até o final desse processo.

As peças já abertas podem compor o acervo de museus no próprio Egito, como o Grande Museu Egípcio, que tem localização privilegiada ao lado das Pirâmides de Gizé e será inaugurado em 2021.

Confira abaixo vídeo que mostra um dos sarcófagos sendo aberto: