Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Crimes

Vídeo mostra diamantes sendo roubados de feira de arte holandesa

O crime ocorreu enquanto o evento de grande importância internacional estava aberto ao público

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 29/06/2022, às 12h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho de vídeo que capturou o inusual episódio - Divulgação/ Redes Sociais
Trecho de vídeo que capturou o inusual episódio - Divulgação/ Redes Sociais

Quatro homens roubaram uma vitrine de joias encrustadas de diamantes durante a feira anual de arte realizada pela TEFAF (Fundação Europeia de Finas Artes) na cidade holandesa de Maastricht, chocando visitantes que circulavam pelo evento. 

O episódio, que ocorreu na última terça-feira, 28, foi registrado em vídeo por alguns dos presentes no local, e causou surpresa devido ao fato do crime ocorrer em plena luz do dia, com várias pessoas ao redor.

Nas gravações, é possível ver um homem usando uma marreta para quebrar vitrine de onde furtará as peças, que pertence à loja Symbolic & Chase, enquanto um alarme toca ao fundo. 

Um dos visitantes tenta pegar um vaso de flores nas mãos, parecendo estar prestes a atacar os criminosos, porém é desencorajado por um dos membros da quadrilha, que aponta uma arma para ele. 

Confira os vídeos que registraram o acontecimento: 

Impacto

Conforme informações apuradas pelo The Guardian, dois dos quatro homens foram presos, contudo o saque não foi recuperado pelas autoridades. Os prejuízos causados à Symbolic & Chase também não foram divulgados ao público. 

Esse incidente ainda levantou questionamentos a respeito do nível de segurança da feira de arte, que é uma das maiores e mais importantes a ocorrerem na Europa, e costuma trazer artefatos de grande valor. 

De acordo com o principal gerente do evento, Bart Drenth, que foi entrevistado pela agência holandesa ANP, policiais teriam chegado à cena do crime dentro de minutos, o que significaria que, a despeito do sucesso do roubo, os protocolos de segurança teriam funcionado de acordo com o esperado.