Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ucrânia

Vídeo mostra momento em que exército ucraniano derruba helicóptero russo

Método de ataque teria sido usado para destruir outras 42 aeronaves inimigas

Redação Publicado em 07/06/2022, às 11h25

Trechos do vídeo citado - Divulgação/ Youtube/ 128 окрема гірсько-штурмова Закарпатська бригада
Trechos do vídeo citado - Divulgação/ Youtube/ 128 окрема гірсько-штурмова Закарпатська бригада

Através de suas redes sociais oficiais, o Ministério de Defesa do governo da Ucrânia divulgou uma gravação em que é possível ver um helicóptero inimigo sendo atingido em pleno ar. 

O vídeo, publicado no último domingo, 5, ainda mostra o momento em que a aeronave russa se choca contra o chão, sendo destruída em uma explosão. A responsável pelo ataque, vale dizer, foi a 128ª Brigada de Assalto de Montanha, uma divisão das Forças Armadas ucranianas

De acordo com informações repercutidas pelo UOL, esse foi o mais recente de um total de 42 helicópteros do exército inimigo a serem derrubados dessa forma. Aquele mostrado na gravação, em particular, era do modelo Kamov Ka-52

A guerra 

A invasão das tropas russas ao território ucraniano ocorreu no último dia 24 de fevereiro de 2022.

Desde então, mais de 100 dias se passaram, e o confronto militar teve enormes impactos nas duas nações em guerra, causando centenas de mortes, esgotando recursos financeiros e provocando uma crise de refugiados na Europa pior que aquela ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial. 

A economia internacional, vale destacar, também sofreu com a situação, uma vez que tanto a Rússia quanto a Ucrânia são produtoras mundiais de grãos e outros produtos importantes.