Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Entretenimento

Em vídeo: Simulação mostra o que aconteceria se asteroide colidisse com a Terra

Asteroide Apophis tem chegado cada vez mais perto do nosso planeta e a NASA acredita que a colisão seria catastrófica

Vinícius Buono Publicado em 28/08/2019, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração de asteroide se chocando com a Terra - Reprodução
Ilustração de asteroide se chocando com a Terra - Reprodução

O asteróide Apophis, assim batizado em homenagem ao deus egípcio do caos, fará diversas passagens próximas à Terra nesse século e a NASA teme que uma delas, por volta de 2069, pode resultar em uma colisão catastrófica.

O corpo celeste é maior do que a Torre Eiffel e poderia cair na superfície terrestre com velocidades de até 25 mil km/h, causando uma explosão equivalente a 65 mil bombas que atigiram Hiroshima.

Apesar de estar passando perto da Terra e, estimam os cientistas, vai chegar mais perto ainda, as chances de um choque com o planeta são baixas — uma em 250 mil. Ainda assim, caso ocorresse, não seria o suficiente para aniquilar toda a vida no mundo, mas causaria um estrago considerável.

Na simulação, o asteróide cai próximo ao Caribe, como o que extinguiu os dinossauros. Em poucos segundos, a explosão atinge o centro dos Estados Unidos. Pela proximidade, o Brasil também seria um dos primeiros a sofrer com as catástrofes subsequentes como tsunamis.

Alguns pesquisadores dizem que é só questão de tempo até que um asteroide colida com a Terra. O último ocorrido desse tipo foi em Tunguska, na Sibéria, Rússia, em 1908.

Veja o vídeo da simulação aqui: