Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Vídeo: A origem escravocrata da expressão "para inglês ver"

Segundo historiadores, o ditado popular foi criado durante o período colonial brasileiro. Entenda!

Redação Publicado em 30/01/2022, às 08h00 - Atualizado às 13h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação de escravos em navio negreiro - Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons
Representação de escravos em navio negreiro - Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Em meados do século 19, o grande fluxo de tráfico de escravizados no Brasil era uma preocupação para os britânicos. Dona de grande influência comercial no mundo, a Inglaterra queria conquistar a maior quantidade de consumidores possível.

Por isso, era de interesse da grande nação que o Brasil se tornasse uma potência econômica, com centenas de milhares de homens livres — e com poder de compra. Para isso, o país tropical precisava acabar com o tráfico de escravizados.

Foi nesse contexto que, após acordos, leis editadas e uma fiscalização insuficiente, surgiu a expressão “para inglês ver”. Segundo especialistas, como a historiadora Joseli Mendonça, o ditado representa a vista grossa do Brasil Império para com a escravidão.

Entenda um pouco mais sobre a origem escravocrata da expressão no episódio de hoje do Aventuras em 1 minuto. Confira abaixo: