Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / China

Vídeos de divulgação da Força Aérea chinesa teriam utilizado cenas de filmes de Hollywood

Atualmente, Estados Unidos e China vivem sob constante disputa econômica e política

Caio Tortamano Publicado em 21/09/2020, às 16h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cenas de filmes foram utilizadas pelos chineses em vídeo institucional - Divulgação - Twitter
Cenas de filmes foram utilizadas pelos chineses em vídeo institucional - Divulgação - Twitter

Produzido pelo centro cultural do Exército da Libertação do Povo, o Exército Chinês, um vídeo destino à Força Aérea do país chamou a atenção de internautas por apresentar cenas de filmes hollywoodianos famosos. Segundo o site The Guardian, o vídeo possui quase cinco milhões de visualizações em uma plataforma de vídeos chinesa.

A produção supostamente mostraria membros da força aérea da China atacando uma base em uma ilha, se assemelhando muito, inclusive, às bases dos Estados Unidos em Diego Garcia e Guam. O veículo explica que a cena central da peça propagandística, a explosão de um míssil, foi retirada do filme Transformers: A Vingança dos Derrotados e o longa A Rocha.

O uso das imagens é curioso: além de não ter sido licenciado, os dois países vivem em tensões econômicas constantes, fazendo com que nações disputem pela influência econômica e liderança mundial em diversos setores. 

Usuários da plataforma comentaram: “Nós promovemos aeronaves militares domésticas usando clipes de filmes de Hollywood dos EUA, por que se preocupar?” adicionou outro ironicamente, enquanto outro questiona: "É o vídeo promocional de nossa nação, por que não usamos nossas próprias imagens?".

Além disso os EUA são acusados de apoiar manifestações em territórios sob domínio chinês, como Hong Kong e Taiwan, que sofrem forte repressão militar. De acordo com o site The Guardian, o Pentágono diz que a China já ultrapassa os EUA em várias áreas de defesa - algo que Pequim nega - e pretende dobrar estoque de ogivas nucleares.