Notícias » Idade Média

Vila antiga de valor único e 2 mil anos é descoberta na França com impressionantes cerâmicas

Os observadores precisaram aprender a trabalhar com a textura arenosa dos objetos que levarão a uma melhor compreensão sobre o período. Confira imagens!

Gabriel Fagundes Publicado em 10/03/2020, às 08h49

Um poço com muitos resíduos de cerâmica
Um poço com muitos resíduos de cerâmica - Instituto Nacional de Pesquisa Arqueológica Preventiva (Inrap)

Uma vila medieval foi encontrada durante uma escavação para construção de um pavilhão na aldeia de Mougon, na cidade de Crouzilles, França. Onde arqueólogos do Instituto Nacional de Pesquisa Arqueológica Preventiva (Inrap) foram os responsáveis pelo projeto que revolveu uma área de 720 m² do Alto Império, datado do século 1 ao 3 d.C.

A importância desse achado se dá pelo fato da região, referenciada desde o século 19, ser abundante em cerâmicas, além de abarcar um cemitério medieval e oficinas de antigos oleiros. Os exploradores também efetuaram levantamentos aéreos e geofísicos para obterem uma maior compreensão do espaço. Com isso, revelaram uma estrada do período que rumava para a antiga rota Chinon / Port-de-Pile, onde havia direções perpendiculares.

Crédito: Inrap

 

Crédito: Inrap

 

Crédito: Inrap

 

Crédito: Inrap

 

Ainda, vestígios do habitat foram detectados a partir de quatro edifícios diferentes, mas que estavam dispostos no que foi um beco ou caminho. Porém, o que chamou mais a atenção foram as muitas cerâmicas de época que estavam em 250 caixas diferentes com inúmeros cacos. Junto disso, uma oficina ligada ao ferro, pesos de tecelão, vestígios de dobradiças, indicaram que outras atividades artesanais foram praticadas no local.

Entre 15 a 20 túmulos de bebês também foram avistados, quatro sepulturas de seres adultos e uma de cachorro, datadas dos tempos da era merovíngia e carolíngia. Para cumprir essa tarefa, os pesquisadores tiveram que saber trabalhar com a natureza arenosa objetos, que poderão auxiliar na busca por mais informações tanto da vila quanto das civilizações passadas.