Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Peru

Vitória de Pedro Castillo como presidente do Peru é confirmada

A declaração acontece um mês depois das eleições presidenciais, o atraso se deu por pedidos de anulação. Entenda!

Penélope Coelho Publicado em 20/07/2021, às 07h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Pedro Castillo - Getty Images
Fotografia de Pedro Castillo - Getty Images

O Júri Nacional de Eleições (JNE) confirmou ontem, 19, a vitória do socialista Pedro Castillo, de 51 anos, como presidente do Peru. "Proclamo presidente da república don José Pedro Castillo Terrones", declarou o órgão. As informações são do UOL.

A confirmação da vitória de Castillo só foi revelada mais de um mês depois das eleições presidenciais no país. Segundo divulgado na reportagem, o atraso aconteceu após centenas de contestações e pedidos de anulação de voto apresentados pela adversária do candidato, Keiko Fujimori. Contudo, a oposição não apresentou provas suficientes de suas acusações

Após o JNE divulgar os resultados oficiais, Keiko reconheceu a derrota, entretanto, ainda acredita que o presidente eleito tenha vencido de maneira "ilegítima”.

De acordo com os dados divulgados pelo Júri Nacional de Eleições do Peru, Pedro venceu com 50,13% dos válidos. O político deve tomar posse do cargo em 28 de julho, dia em que é comemorado o bicentenário da independência do Peru e que também marca o fim do mandato do presidente interino, Francisco Sagasti.

Em sua rede social, Castillo comemorou o resultado:

“Obrigado povo peruano por este triunfo histórico! É chegado o momento de apelar a todos os setores da sociedade para que construam juntos, neste Bicentenário, um Peru inclusivo, um Peru justo, um Peru Livre”, escreveu.