Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / México

Volkswagen rompe relações com parceira por foto de fusca cercado de símbolos nazistas

A imagem viralizou nas redes sociais após uma denúncia e a empresa alemã decidiu por se desligar da concessionária mexicana

Pamela Malva Publicado em 10/09/2020, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de fusca ao lado da imagem que viralizou - Wikimedia Commons/Divulgação/Twitter
Imagem meramente ilustrativa de fusca ao lado da imagem que viralizou - Wikimedia Commons/Divulgação/Twitter

Após uma grande pressão nas redes sociais, a Volkswagen rompeu relações comerciais com uma de suas concessionárias na Cidade do México. A decisão foi em resposta à uma fotografia que decorava a loja, que acabou viralizando na internet.

Denunciado por uma cliente da concessionária, o pôster mostrava o tradicional Fusca cercado por soldados e bandeiras nazistas. O quadro, então, logo gerou discussões entre aqueles que o enxergavam como um registro do passado e aqueles que traduziam a imagem como um desrespeito às vítimas da Segunda Guerra Mundial.

Em suas redes sociais, a subsidiária mexicana da Volkswagen publicou que a empresa desaprova “o uso da imagem vista nas instalações” da concessionária. “Ela mostra um regime que enfatizava o ódio e a discriminação, em uma época da história que, felizmente, ficou para trás", explicou o comunicado.

Clássico modelo da marca alemã, o Fusca foi uma das tecnologias que teve início durante a Segunda Guerra Mundial. O primeiro deles, inclusive, foi desenvolvido pelo austríaco Ferdinand Porsche, que teve apoio de Adolf Hitler. Hoje, a Volkswagen passa por um processo de reconhecer seu verdadeiro papel durante a Alemanha nazista.