Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ásia

Voluntários criam grupo de resgates de pets órfãos após donos morrerem por covid-19 na Indonésia

Intitulados AD19, a instituição já acolheu 40 animais em apenas um mês de operação no país asiático

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 04/08/2021, às 17h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Membro do grupo realiza resgate de pet - Divulgação / Animal Defenders Indonesia
Membro do grupo realiza resgate de pet - Divulgação / Animal Defenders Indonesia

Sabendo de diversos casos de donos de animais domésticos que, acometidos pelo novo coronavírus, vieram a falecer, um grupo de voluntários na Indonésia se reuniu para criar uma força-tarefa dedicada ao resgate de animais que ficaram órfãos de cuidados durante a crise sanitária causada pela pandemia. 

O grupo, revelado pelo jornal britânico BBC, se intitula AD19 e realiza as buscas desde 2 de julho deste ano, contando com a ajuda de amigos e parentes de falecidos para notificar as perdas e tentar encontrar os animais abandonados. O grupo relatou ao veículo que já recebeu chamados de pessoas que estão infectadas gravemente, temendo o óbito.

O fundador da instituição, Doni Herdaru Tona, explicou à BBC que também fornecem ração para famílias que perderam renda durante a pandemia e ainda conseguiram o auxílio da ONG local Animal Defenders Indonesia.

"Oferecemos serviços de saúde gratuitos para pessoas que têm dificuldade em cuidar de animais de estimação por causa da Covid".

Em menos de um mês de resgates, o grupo conseguiu localizar 40 cães e gatos e abrigá-los em uma instalação com capacidade para 100 animais domésticos — seis cachorros, em específico, foram encontrados juntos ao corpo do dono, que havia falecido por problemas decorrentes da doença.