Notícias » Egito

Voz recriada de múmia de 3 mil anos causa polêmica no Egito

Egípcios se acusam de serem apenas coadjuvantes enquanto outros países fazem descobertas relevantes sobre civilizações faraônicas

Penélope Coelho Publicado em 25/03/2020, às 13h00 - Atualizado às 14h00

Múmia exposta de Nesyamun, um padre e escriba egípcio
Múmia exposta de Nesyamun, um padre e escriba egípcio - Museus e Galerias de Leeds

Uma pesquisa feita em janeiro deste ano pela Universidade Royal Holloway de Londres, reproduziu a voz de um padre egípcio que havia sido mumificado há 3 mil anos. A pesquisa usou um antigo sacerdote e escriba chamado Nesyamun, e utilizando imagens de tomografia computadorizada de seu trato vocal surpreendentemente intacto, conseguiram recriar algo parecido com o som de sua voz.

Isso gerou discórdia no congresso Egípcio, e a parlamentar Shereen Farrag, criticou os ministérios da arqueologia e educação por não fazer descobertas semelhantes, e deixarem para países europeus explorarem a história do Egito.

"Enquanto cientistas da Europa estão revelando os segredos do Egito faraônico, cientistas e autoridades egípcias, que possuem centenas de múmias aqui, estão atrasadas na descoberta dos segredos de nossa própria civilização antiga". Declarou Farrag, em março.

Já outros parlamentares saíram em defesa do país afirmando que eles estão defasados em relação à Europa, por questões monetárias e afins. Muito foi feito para minimizar o estudo britânico, professores de universidades na cidade do Cairo chegaram a dizer que a voz das múmias sai naturalmente da boca, depois que o ar atinge as curvaturas do trato vocal.

Conflitos a parte, a múmia de Nesyamun está exposta no Leeds City Museum, ao norte da Inglaterra, e vinha gerando cada vez mais curiosidade nos visitantes, antes da pandemia do Covid-19.


+ Saiba mais sobre o Egito por meio das obras disponíveis na Amazon:

O Egito Antigo, Ciro Flamarion Cardoso (1982)https://amzn.to/2mUip74

Religião e Magia no Antigo Egito, Rosalie David (2011) - https://amzn.to/2nT5Ngi

O Egito dos Grandes Faraós, Christian Jacq (2007) - https://amzn.to/2n35mjD

Egito Antigo, Sophie Desplancques (2009) - https://amzn.to/2oCfCjr

Tesouros do Egito, Francesco Tiradritti (2000) - https://amzn.to/2n34L1l

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du