Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Vulcão Cumbre Vieja é estudado por pesquisadores ao ficar em 'silêncio'

O vulcão da Ilha de La Palma entrou em erupção em 19 de setembro

Paola Orlovas, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 16/12/2021, às 12h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lava do vulcão Cumbre Vieja - Divulgação /Youtube / CNN Brasil / 19 de set. 2021
Lava do vulcão Cumbre Vieja - Divulgação /Youtube / CNN Brasil / 19 de set. 2021

O vulcão Cumbre Vieja, localizado em La Palma, nas Ilhas Canárias, ficou silencioso pela segunda vez na última quarta-feira, 15, deixando com que cientistas pudessem estudar a cratera principal.

O vulcão, segundo a Reuters, parou durante a noite da última segunda-feira, 13, e agora se encontra dentro do maior período sem tremores desde 19 de setembro, quando entrou em erupção. 

O grupo de cientistas do Instituto de Vulcanologia das Ilhas Canárias, ou Involcan, que monitora o vulcão, agora coletou seus dados geoquímicos de gás. Até o momento, não foram detectados sinais de atividade vulcânica para além de vapores esporádicos.

As autoridades espanholas seguirão monitorando o Cumbre Vieja durante os próximos dias, que definirão se o vulcão voltará a expelir lava ou não.

O comitê governamental de resposta à erupção afirmou, segundo a Reuters, que para que se possa ter ideia de que a erupção de fato acabou, “os dados registrados e observáveis ​​devem permanecer nos níveis atuais por 10 dias”.