Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Catástrofe natural

Vulcão entra em erupção em La Palma, Ilhas Canárias

Episódio aconteceu neste domingo, 19

Redação Publicado em 19/09/2021, às 14h20 - Atualizado às 14h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O vulcão em erupção - Divulgação/Vídeo
O vulcão em erupção - Divulgação/Vídeo

Em La Palma, que compreende uma das ilhas do arquipélago Ilhas Canárias, o vulcão Cumbre Vieja, que chamou atenção na última semana, entrou em erupção neste domingo, 19.

Com o episódio, não só uma nuvem de fumaça, mas também cinzas foram emitidas pelo vulcão diante do parque nacional Cumbre Vieja, ao do sul de La Palma.

O portal de notícias G1 repercute que moradores que estavam doentes e animais já estavam em processo de evacuação antes mesmo da erupção.

Evolução da erupção

Além disso, terremotos com magnitude 3,8 foram registrados, segundo o Instituto Geográfico Nacional Espanhol.

"Diante da situação gerada na ilha de La Palma, o presidente do Governo adiou a viagem prevista para hoje a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU e se deslocará nesta mesma tarde às Canárias para acompanhar a evolução dos acontecimentos", relata a imprensa do governo através de comunicado.

Divulgação/Vídeo

Além da população ter sido alertada para evitar o local da erupção e também estradas, soldados trabalham para retirar as pessoas de aldeias vizinhas, que contam com abrigos.

E o Brasil?

Diante das atividades recentes, brasileiros foram surpreendidos na última semana com a informação de que o possível caso de erupção explosiva poderia resultar num tsunami no Brasil, como mostra um estudo repercutido pelo portal de notícias UOL.

No entanto, se trata apenas de um cenário e não uma situação de urgência. Os riscos NÃO são altos. Para isso, seriam necessários anos, ou até mesmo nunca chegar a acontecer.