Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo Animal

Wolverine: Conheça o peixe com garras que homenageia o icônico personagem

Espécie foi encontrada no Rio Xingu, saiba mais detalhes!

Fabio Previdelli Publicado em 28/03/2022, às 16h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hopliancistrus wolverine ao lado do Wolverine - Divulgação/Leandro Melo de Sousa e Marvel
Hopliancistrus wolverine ao lado do Wolverine - Divulgação/Leandro Melo de Sousa e Marvel

O relatório New Species 2021, divulgado recentemente pela organização conservacionista Shoal, descreve 212 novas espécies de peixes de água doce que foram descobertas em 2021.

Entre elas destaca-se o Hopliancistrus wolverine, que recebeu esse nome como forma de homenagear o icônico personagem da Marvel, afinal, ambos possuem uma semelhança peculiar: três garras que são usadas para sua proteção.

Segundo os pesquisadores, conforme repercutido pelo NerdBunker, o herbívoro possui, em média, 15 centímetros de comprimento. A espécie se abriga nas fendas rochosas do Rio Xingu — que possui mais de 1.900 quilômetros de distância entre seu início no Mato Grosso até se transformar em afluente pela margem direita do rio Amazonas, no estado do Pará.

O Hopliancistrus wolverine/ Crédito: Divulgação/Mark Smith

O relatório aponta que as garras da espécie, embora não feitas de Adamantium igual do personagem, são extremamente perigosas. Localizadas embaixo das guelras, elas são usadas como mecanismos de defesa. Os cientistas apontam que após serem ‘atacados’ pelo Hopliancistrus wolverine, eles tiveram seus dedos machucados a ponto de sangrarem.