Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / China

Xi Jinping diz que Hong Kong 'ressuscitou das cinzas' após domínio chinês

Fala ocorreu em celebração dos 25 anos desde que região deixou de pertencer a colônia britânica

Éric Moreira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 01/07/2022, às 16h13

Xi Jinping, presidente da República Popular da China - Getty Images
Xi Jinping, presidente da República Popular da China - Getty Images

Xi Jinping, atual presidente da República Popular da China, disse na última quinta-feira, 30, que Hong Kong havia superado seus desafios e "ressuscitou das cinzas". O presidente chinês chegou à ex-colônia britânica para comemorar os 25 anos desde seu retorno ao domínio chinês.

Usando máscaras, Xi Jinping e sua esposa, Peng Liyuan, desceram de um trem na estação — que não é usada há dois anos por conta da pandemia de coronavírus — e foram recebidos por crianças, que acenavam com flores e bandeiras da China e de Hong Kong, enquanto também cantavam uma música de 'bem-vindo' em mandarim.

Além das crianças, o presidente chinês também foi recebido por Carrie Lam, líder de saída da cidade, e seu marido. As ruas estavam enfeitadas com bandeiras da China e cartazes que declaravam uma "nova era" de estabilidade.

Carrie Lam, atual Chefe do Executivo de Hong Kong
Carrie Lam, atual Chefe do Executivo de Hong Kong / Getty Images

Hong Kong resistiu a testes severos repetidas vezes, superando os desafios um a um", disse Xi Jinping em um breve discurso, de acordo com o portal de notícias Brasil 247. "Depois do vento e da chuva, Hong Kong renasceu das cinzas", complementou.

Xi Jinping e Hong Kong

Em sua última visita a Hong Kong, há 5 anos, o presidente Xi Jinping alertou o território contra quaisquer atos que pudessem colocar em risco a soberania da China, e afirmou que a cidade precisava reforçar seus arranjos de segurança nacional. Na visita feita essa semana, o presidente chinês relembrou o acontecimento.

Nos últimos cinco anos, sempre me preocupei e cuidei de Hong Kong, e meu coração e o do governo central estão sempre com os compatriotas de Hong Kong", disse, em referência à frase dita 5 anos atrás: "o desenvolvimento de Hong Kong sempre mexeu com o meu coração."
Xi Jinping e sua esposa, Peng Liyuan, em visita a Hong Kong há 5 anos
Xi Jinping e sua esposa, Peng Liyuan, em visita a Hong Kong há 5 anos / Getty Images