Notícias » Ucrânia

Zelensky celebra dia em que se relembra a vitória contra o nazismo: 'Orgulhosos de nossos ancestrais'

Nesta segunda-feira, 9, é comemorado, nos países que fizeram parte da URSS, o dia em que as forças alemãs foram derrotadas na Segunda Guerra Mundial

Redação Publicado em 09/05/2022, às 09h14

Volodymyr Zelensky em Kiev
Volodymyr Zelensky em Kiev - Getty Images

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskydisse nesta segunda-feira, 9, que a Ucrânia não permitirá que a Rússia "se aproprie da vitória sobre o nazismo". Nesta data, é comemorado, em Moscou, o dia do triunfo na Segunda Guerra Mundial.

"Hoje celebramos o dia da vitória sobre o nazismo. Estamos orgulhosos de nossos ancestrais que, ao lado de outras nações da coalizão anti-Hitler, derrotaram o nazismo. E não permitiremos que ninguém anexe esta vitória. Não permitiremos que seja apropriada", declarou Zelensky em vídeo.

Segundo informações da AFP, o presidente citou diversas cidades do leste e sul do país que atualmente se encontram sob controle das tropas russas e lembrou que os ucranianos expulsaram as forças da Alemanha desses mesmos territórios durante a Segunda Guerra Mundial.

"No dia da vitória sobre os nazistas, nós estamos lutando por outra vitória. O caminho para esta vitória é longo, mas não temos dúvidas sobre nossa vitória". "Nós vencemos na época. Vamos vencer agora", acrescentou o chefe de Estado.

Desnazificação da Ucrânia

Conforme lembrou a agência de notícias, o presidente russo, Vladimir Putin, alega que seu principal objetivo ao invadir a Ucrânia, é a promover a "desnazificação" do território.

"Nosso inimigo sonhava que desistiríamos de celebrar o 9 de maio e a vitória sobre os nazistas para que a palavra desnazificação tivesse uma chance", finalizou VolodymyrZelensky.