Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Japão

Zoológico explica mistério de macaca que engravidou ‘sozinha’ há dois anos

Vivendo isolada em uma jaula, Momo deu à luz em fevereiro de 2021

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 08/02/2023, às 10h39 - Atualizado em 15/02/2023, às 14h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Momo ao lado de seu filhote - Divulgação/Redes Sociais
Momo ao lado de seu filhote - Divulgação/Redes Sociais

A macaca Momo, que reside no Zoológico e Jardim Botânico de Kujukushima, em Nagasaki, no Japão, impressionou seus cuidadores por um acontecimento enigmático em 2020: apesar de viver isolada em uma jaula, a primata estava grávida

Momo pariu em fevereiro do ano seguinte e, desde então, a misteriosa paternidade parecia longe de ser desvendada. Mas após dois anos, um exame de DNA colocou fim nesta questão. A análise foi feita a partir de amostras de cabelos e fezes do filhote.

Ao Vice News, conforme repercutido pela CNN, Jun Yamano, superintendente do zoológico, apontou que a demora para a realização dos testes se deu pelo fato de Momo ser uma mãe superprotetora. Dessa forma, os responsáveis pela coleta não conseguiam chegar perto do filhote. 

Paternidade revelada

Recentemente, porém, descobriu-se como Momo engravidou: ela se relacionou com um macaco do mesmo zoológico, o gibão Itoh, que tem cerca de 34 anos. O papai da vez também vive em outra gaiola isolada. Acontece que os dois, em certo momento, eram colocados em um espaço de exibição aos visitantes. 

E foi justamente através de um buraco de cerca de 9 milímetros na parede, que os dividia, que os primatas conseguiram consumar o ato. Agora, a equipe do zoológico pretende unir a família em um único espaço. 

Eles precisam se acostumar primeiro. Mas espero que vivam juntos como uma família”, disse Yamano.

O macaco bebê — que ainda não tem nome —, atualmente pesa cerca de 2 quilos e está “crescendo de forma saudável” sob a atenção amorosa de Momo, disse o Zoológico e Jardim Botânico de Kujukushima.