Notícias » Brasil

Zooparque Itatiba (SP) recebe maior museu de história natural da América Latina

Exposição ‘Viagem pela Evolução e Biodiversidade do Mundo’ ocupa uma área de 2.400 metros quadrados e mostra desde o surgimento da Terra até as mudanças climáticas que o Planeta atravessou à medida que o homem evoluiu

Fabio Previdelli Publicado em 14/11/2020, às 09h22

Réplica de um dinossauro exposto no Zooparque Itatiba
Réplica de um dinossauro exposto no Zooparque Itatiba - Divulgação/ Zooparque Itatiba

O Zooparque Itatiba, no município de Itatiba, que fica na Região Metropolitana de Campinas, localizada cerca de 90 quilômetros da capital paulista, recebe o maior museu de história natural da América Latina.  

Chamado de Viagem pela Evolução e Biodiversidade do Mundo, a exposição ocupa uma área de 2.400 metros quadrados. Apesar da imensidão do museu, sua inauguração aconteceu em agosto, de maneira bem simples. “Evitamos a divulgação até termos certeza de que podíamos operar com capacidade suficiente para atender a todos”, diz a bióloga Camila Piovani em entrevista à Veja SP

Exposição também aborda a evolução humana / Crédito: Divulgação/ Zooparque Itatiba

 

Dividido em doze ambientes, o museu funciona como como uma viagem no tempo pela origem da vida. O trajeto começa em uma nave espacial, onde se é explicado o surgimento da Terra e também sobre os períodos históricos que nosso planeta passou. 

A exposição também apresenta réplicas de dinossauros que viviam, principalmente, na América do Sul; mostra a linha evolutiva humana; fala sobre a Era do Gelo, onde apresenta réplicas de mamutes e preguiças-gigantes; e também conta sobre os ambientes diversos e extremos climáticos que a Terra atravessou à medida que o homem evoluía.  

Seguindo as determinações para evitar a disseminação do novo coronavírus, o museu funciona com sua capacidade reduzida, operando em grupo de cinco pessoas que devem, obrigatoriamente, usarem máscaras. A visitação acontece através de ingressos agendados, que custam R$ 70,00. Mais informações podem ser consultadas no site do Zooparque de Itatiba.