Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Idade Moderna / Ditadura militar

Adeus às armas: A imagem que registrou o fim da ditadura brasileira

A foto de Orlando Brito marcou o fim da ditadura e começo da democracia no Brasil

Redação Publicado em 27/11/2019, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fim da ditadura militar brasileira - Orlando Brito
Fim da ditadura militar brasileira - Orlando Brito

A data é 15 de março de 1985. O local, como se vê, é Brasília. O fotógrafo Orlando Brito, que na capital federal cobriu todo o ciclo militar e os movimentos pela redemocratização do país, estava na Praça dos Três Poderes para trabalhar na posse do presidente Tancredo Neves.

A história é conhecida: Tancredo foi para o hospital no dia da posso (e morreria em 21 de abril) e o seu vice, José Sarney, assumiu o cargo de primeiro presidente civil do Brasil desde 1964.

A data foi marcada pelo improviso. João Figueiredo, o último general no poder, recusou-se a passar a faixa presidencial a Sarney (antes de bandear-se para a oposição, o maranhense dirigia o partido de sustentação da ditadura) e deixou o Palácio do Planalto pela porta dos fundos.

Foto de Orlando Brito mostra o fim da ditadura no Brasil

Cerimônia encerrada, Brito procurou uma janela do palácio com vista para a Praça dos Três Poderes. “Calculei que a comitiva que iria buscar o Figueiredo passaria por ali”, diz o fotógrafo. “Não deu outra”.

Brito conseguiu clicar um momento marcante e resumir o que estava acontecendo em uma imagem icônica. No primeiro plano, os soldados e suboficiais no estacionamento — “atônitos, surpresos com a nova ordem”, como diz o fotógrafo —, no meio, a comitiva de Opalas levando as últimas autoridades do regime militar para longe do centro do poder. Ao fundo, a festa popular na cúpula do Senado e ao redor do Congresso.


+Saiba mais sobre a ditadura militar brasileira através das obras abaixo

A Casa da Vovó: Uma biografia do DOI-Codi (1969-1991), o centro de sequestro, tortura e morte da ditadura militar, Marcelo Godoy (2015) - https://amzn.to/36RcrWL

Tortura e sintoma social, Maria Rita Kehl (2019) - https://amzn.to/2CpAFci

Dossiê Herzog: Prisão, tortura e morte no Brasil, Fernando Pacheco Jordão (2015) - https://amzn.to/2CwH5GB

Setenta, Henrique Schneider (2017) - https://amzn.to/36OM1EI

A ditadura envergonhada (Coleção Ditadura Livro 1), Elio Gaspari (2014) - https://amzn.to/2Q2xaAK

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.