Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Indica / Leitura

Selecionamos 7 livros infantis que vão encantar os adultos

Muitos livros infantis possuem histórias tocantes e carregam aprendizados que até mesmo os adultos deveriam dar uma chance

Redação Publicado em 05/06/2024, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Muitos livros infantis possuem histórias tocantes e carregam aprendizados que até mesmo os adultos deveriam dar uma chance - Créditos: Reprodução/Mercado Livre
Muitos livros infantis possuem histórias tocantes e carregam aprendizados que até mesmo os adultos deveriam dar uma chance - Créditos: Reprodução/Mercado Livre

Explorar o universo encantado da literatura infantil muitas vezes revela surpresas que transcendem as fronteiras etárias, capturando a atenção e o fascínio dos leitores de todas as idades. Hoje, apresentamos uma seleção cuidadosa de sete livros infantis que não apenas cativam os pequenos leitores, mas também envolvem os adultos em histórias repletas de imaginação, sabedoria e emoção. Prepare-se para mergulhar em narrativas que transcendem o tempo, proporcionando uma experiência literária única para todas as idades.

Confira os livros logo abaixo:

1. O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo, de Charlie Mackezy (2020) - https://mercadolivre.com/sec/1N2qM2A

Charlie Mackesy presenteia os leitores com uma fonte de inspiração e otimismo neste livro encantador. A história gira em torno de um menino curioso, uma toupeira ávida, uma raposa cautelosa e um cavalo sábio que se deparam com desafios, compartilhando seus receios e descobertas sobre vulnerabilidade, bondade, esperança, amizade e amor. "O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo" conquistou corações e, além disso, foi adaptado para as telonas, conquistando o Oscar© 2023 na categoria de melhor curta-metragem de animação.

Créditos: Reprodução/Amazon
Créditos: Reprodução/Mercado Livre

2. A vida não me assusta, de Maya Angelou (2018) - https://mercadolivre.com/sec/1QcdZVP

Do que você tem medo? O livro "A vida não me assusta" é uma colaboração entre a renomada poeta e ativista Maya Angelou e o artista gráfico Jean-Michel Basquiat. Essa obra inspiradora, originalmente publicada na década de 1980, oferece uma fonte de coragem, destacando as perspectivas de dois artistas que, apesar das adversidades em suas infâncias difíceis, recusaram-se a se deixar intimidar pelo medo.

Créditos: Reprodução/Amazon
Créditos: Reprodução/Mercado Livre

3. A parte que falta, de Shel Silverstein (2018) - https://mercadolivre.com/sec/2shcAvL

A narrativa centraliza-se em um personagem em forma de círculo que está incompleto, faltando-lhe uma parte de si mesmo. Ele embarca em uma jornada em busca dessa "parte que falta" em outros seres, porém, sem sucesso. No decorrer da história, o personagem percebe que a completude pode residir dentro de si mesmo. Nesta cativante obra, Shel Silverstein cria uma narrativa notavelmente simples para abordar temas como autoamor e a reflexão sobre relacionamentos. Apesar de ser destinado ao público infantil, este livro é capaz de provocar reflexões significativas em leitores de todas as idades.

Créditos: Reprodução/Amazon
Créditos: Reprodução/Mercado Livre

4. O colecionador de chuvas, de André Neves (2019) - https://mercadolivre.com/sec/2RqH4mR

Em uma localidade onde a chuva é uma presença escassa, um garoto anseia por reunir gotas desse precioso líquido. Quando, finalmente, a chuva se faz presente, o menino celebra as gotas como símbolos de sonhos e esperança, trazendo um renovado frescor à sua vida.

Créditos: Reprodução/Amazon
Créditos: Reprodução/Mercado Livre

5. Amoras, de Emicida (2018) - https://mercadolivre.com/sec/1TkaEq1

No primeiro livro infantil de Emicida, a fusão ideal entre simplicidade e poesia se desenha. Em "Amoras", o rapper destaca a relevância de compreender o seu papel no mundo e de cultivar o orgulho de quem você é desde a infância. Esta obra originou-se da canção de mesmo nome, presente no álbum "Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa...", lançado em 2015.

Créditos: Reprodução/Amazon
Créditos: Reprodução/Mercado Livre

6. Apesar de tudo, de Dipacho (2018) - https://mercadolivre.com/sec/22LBkW7

Nenhuma narrativa de amor se desenrola sem desafios, seja você humano ou pinguim. No entanto, quando as adversidades emergem — algumas tão expressivas que parecem intransponíveis —, pode ser tentador ponderar sobre desistir e regressar ao que éramos anteriormente. Mas, e se, apesar de todas as contrariedades... tentarmos? De forma descomplicada e com ilustrações repletas de carisma, o autor e ilustrador colombiano Dipacho destaca que toda história de amor genuína vale a experiência.

Créditos: Reprodução/Amazon
Créditos: Reprodução/Mercado Livre

7. Estranhas Criaturas, de Cristóbal León (2019) - https://mercadolivre.com/sec/1MbqMr8

Esta narrativa é contada pelos habitantes animais de uma floresta que, ao retornarem de uma celebração, deparam-se com uma surpresa desagradável: suas residências, as árvores, desapareceram. Após uma breve investigação, o grupo descobre que os culpados são "criaturas estranhas", ou seja, os seres humanos. Os animais procuram evidenciar aos humanos a seriedade do ocorrido e, além disso, buscam uma solução para resolver o conflito. Afinal, todos sairiam ganhando ao abandonarem o pensamento egoísta.

Créditos: Reprodução/Amazon
Créditos: Reprodução/Mercado Livre

+Saiba mais sobre as obras mencionadas por meio da Amazon:

O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo, de Charlie Mackezy (2020) - https://mercadolivre.com/sec/1N2qM2A

A vida não me assusta, de Maya Angelou (2018) - https://mercadolivre.com/sec/1QcdZVP
A parte que falta, de Shel Silverstein (2018) - https://mercadolivre.com/sec/2shcAvL
O colecionador de chuvas, de André Neves (2019) - https://mercadolivre.com/sec/2RqH4mR
Amoras, de Emicida (2018) - https://mercadolivre.com/sec/1TkaEq1
Apesar de tudo, de Dipacho (2018) - https://mercadolivre.com/sec/22LBkW7
Estranhas Criaturas, de Cristóbal León (2019) - https://mercadolivre.com/sec/1MbqMr8

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post, e a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.