Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Amor e disputa de poder: Série sobre a polêmica saga dos Bolenas chega ao Brasil

Baseada na trajetória real de uma das famílias mais famosas da Inglaterra, 'OS BOLENAS' será lançado aa plataforma Petra Belas Artes À La Carte

Redação Publicado em 22/03/2022, às 17h43 - Atualizado em 06/04/2022, às 12h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'OS BOLENAS' (2021) - Divulgação/Rafaelle Cohen
Cena de 'OS BOLENAS' (2021) - Divulgação/Rafaelle Cohen

Ana Bolena, a segunda esposa de Henrique VIII, que morreu decapitada, pode ser a figura mais famosa da sua família, mas ela não é a única personagem polêmica num clã cuja história é repleta de intrigas e segredos.

Produzida pela BBC Studios, e inédita no Brasil, a série OS BOLENAS conta a história deles desde sua ascensão, passando por sua grande influência na Era Tudor (1485-1603), até o subsequente declínio. Contando com 3 capítulos, de uma hora cada, a produção estreia, com exclusividade, na plataforma Petra Belas Artes À La Carte no próximo dia 28.

Lançada no final de 2021, e escrita e dirigida por Richard Curson Smith, OS BOLENAS traz depoimentos de historiadoras e historiadores especialistas no período e no assunto combinados com encenações de momentos cruciais na trajetória dessa família.

A história de Bolena

Ao centro, é claro, está a história de Ana, que foi coroada rainha em 1533, e três anos depois acusada de adultério e condenada a ter sua cabeça cortada. Sua história até hoje é controversa, seu “crime”, acredita-se, foi uma maquinação de Thomas Cronwell, principal ministro do Rei, com quem ela batia de frente em relação a diversas questões – em especial, redistribuição das receitas da Igreja e política externa.

A série conta com ricos depoimentos de historiadores e historiadoras, como Elizabeth Norton (especialista na Era Tudor), Nichola Clark (especialista na relação entre mulheres e política no Período Moderno), Owen Emmerson (especialista na família Bolena), Susan Doran, e Glenn Richardson.

Cena de 'OS BOLENAS' (2021) /Crédito: Divulgação/Rafaelle Cohen

A partir desse resgate da trajetória da Família Bolena, a produção complementa sua narrativa com encenações, trazendo Rafaëlle Cohen, como Ana; Sam Retford, como George, irmão dela; e Max Dowler, como o patriarca Thomas.

Luxuosas locações 

A série teve entre as luxuosas locações o Castelo de Hever, casa da infância de Ana Bolena. As cenas filmadas no castelo incluem o quarto do rei Henrique VIII. O Castelo de Hever é um local popular para documentários e dramas históricos sobre os Tudor, e acredita-se também que foi ali que Ana, mãe de Elizabeth I, foi cortejada por Henrique VIII e mais tarde se tornou sua segunda esposa.

Desde janeiro, a plataforma Petra Belas Artes À La Carte traz em seu catálogo séries clássicas e contemporâneas da BBC Studios. Já estão disponíveis a 1a temporada da versão original da “House of Cards”, além das comédias “Absolutely Fabulous”, “French and Saunders”, “Fry and Laurie”, e “Yes, Prime Minister”, e da policial “Maigret”.

Confira o guia de episódios, todos disponíveis a partir de 28/03:

Episódio 1

Thomas Bolena está determinado a elevar o nome de sua família. Sua ambição para seu filho e duas filhas levará o clã ao coração da Corte dos Tudor.

Episódio 2

Ana cresceu e se tornou uma linda jovem cuja beleza chama a atenção do Rei. Sua família fará de tudo para a união se consumar.

Episódio 3

Ana atinge seus objetivos, mas não sabe o alto preço que pagará por sua ambição.


Chanel e o cinema

Você sabia que Gabrielle Chanel teve um importante papel na indústria cinematográfica dos EUA? Isso mesmo, em Hollywood, Gabrielle revolucionou os figurinos que encantam gerações. 

Abaixo, confira o nosso especial no podcast 'Aventuras Narradas em Moda com História', com roteiro e narração de Laura Wie, especialista em História da Moda.