Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Casamento de Lula: vestido de Janja destaca a valorização da cultura nacional

Ex-presidente do Brasil se casa nesta quarta-feira, 18, em São Paulo

Redação Publicado em 18/05/2022, às 16h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ex-presidente e Janja - Getty Images
O ex-presidente e Janja - Getty Images

Um dos casamentos mais comentados do ano de 2022 acontece nesta quarta-feira, 18. Em São Paulo, o ex-presidente Lulase casa com Janja em São Paulo.

Ninguém mais feliz que eu e você. Hoje é dia de celebrar o nosso amor. Que o vento 🌪 venha nos abençoar e carregar todo mal para longe de nós!!", escreveu a noiva nesta quarta-feira, 18, através do Twitter

Como era de se esperar, um dos tópicos que mais se tornaram alvo de suposições é a cereja do bolo da cerimônia: o vestido da noiva.

Apesar do segredo que envolve a peça que arranca suspiros tradicionalmente, já podemos adiantar que o vestido carrega significados. Conforme repercutido pelo site do ex-presidente, o vestido é de autoria da estilista Helô Rocha, que já assinou peças para nomes como Ísis Valverde e Preta Gil.

Marcado pelo clássico off-white e base de seda, a peça vai além do que estamos acostumados a presenciar em cerimônias do tipo. A peça escolhida para o casório se relaciona com a cultura do Brasil.

Bordadeiras de Timbaúba do Batista

Isso porque o vestido fora feito com a confecção ‘em bordado artesanal do Seridó’, conforme enfatizado pelo site de Lula. Com isso, contou com a dedicação das bordadeiras de Timbaúba do Batista, que residem no Rio Grande do Norte.

Atualmente, existem mais de 800 dessas profissionais, que receberam um atestado de qualidade através do Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

É importante ressaltar que esta técnica é passada de geração em geração, o que destaca a valorização da cultura brasileira. Além disso, o site também destaca que a técnica “pode ser feita de maneira tradicional com máquina de pedal, à mão ou na máquina industrial”.

@lulacombr O amor venceu #Lula #Lulacombr #Lulanja #Casamento #VestidodeNoiva♬ Forró Bem Pisado (Improviso) - Nelson da Rabeca & Dona Benedita

Ainda falando sobre moda...

O jeans e a História

Uma das peças mais curiosas que já existiram carrega uma história instigante. Como surgiu o jeans? Qual a sua importância? 

Essas respostas você encontra no podcast 'Moda com História', com narração e roteiro de Laura Wie, especialista em História da Moda. 

Confira abaixo o episódio 'O jeans desde as grandes navegações até a moda atual'.