Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Moda com História / Entretenimento

CEO da Abercrombie & Fitch fala sobre passado discriminatório da marca

Assunto é tratado em novo documentário da Netflix “Abercrombie & Fitch: Ascensão e Queda”

Fabio Previdelli Publicado em 20/04/2022, às 14h50 - Atualizado em 05/05/2022, às 08h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Material de divulgação de “Abercrombie & Fitch: Ascensão e Queda” - Divulgação/ Netflix
Material de divulgação de “Abercrombie & Fitch: Ascensão e Queda” - Divulgação/ Netflix

Na última terça-feira, 19, o documentário “Abercrombie & Fitch: Ascensão e Queda” entrou no catálogo da Netflix. A produção mostra os bastidores sobre o crescimento da marca no final dos anos 1990 e início dos anos 2000.

Na mesma medida que a A&F dominava as vitrines das lojas de shoppings centers e definia o estilo da juventude americana, surgiam as polêmicas sobre um império construído a base da exclusão e descriminação, que acabou se tornando uma grande marca negativa para a empresa.

“A Abercrombie & Fitch dominou os shoppings no final da década de 1990, com modelos belíssimos, músicas vibrantes e um cheirinho marcante. A marca estava bombando, com a imagem perfeita da juventude americana, mas esse sucesso todo foi por água abaixo com as polêmicas sobre as táticas de exclusão e discriminação da empresa”, diz a sinopse da produção. 

Empresa responde acusações

Com o assunto vindo à tona, a CEO da Abercrombie & Fitch, Fran Horowitz, publicou uma nota oficial nas redes sociais da marca apontando que, hoje, a companhia se tornou acolhedora e inclusiva para todos. 

Embora os elementos problemáticos daquela época já tenham sido alvo de amplas e válidas críticas ao longo dos anos, queremos deixar claro que são ações, comportamentos e decisões que não seriam permitidas ou toleradas na empresa agora”, diz um trecho da nota. 

Horowitz ressalta que a visão elitista vinha de uma liderança que hoje não tem mais nenhum envolvimento com a A&F, alegando que a companhia evoluiu nesse aspecto com o passar dos anos. 

“Obrigado por nos dar a chance de mostrar quem é a Abercrombie hoje e por fazer parte de quem seremos amanhã. Sabemos que o trabalho nunca termina e continuamos comprometidos em criar continuamente uma empresa da qual todos podemos nos orgulhar”, completa o comunicado.

O jeans e a História

Uma das peças mais curiosas que já existiram carrega uma história instigante. Como surgiu o jeans? Qual a sua importância? 

Essas respostas você encontra no podcast 'Moda com História', com narração e roteiro de Laura Wie, especialista em História da Moda. 

Confira abaixo o episódio 'O jeans desde as grandes navegações até a moda atual'.