Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Moda com História / Família Real britânica

A curiosa tradição que faz a Família Real usar uma balança no Natal

Hábito comum no reinado de Elizabeth II, o uso de uma balança nas festividades de Natal começou no início de 1900; entenda o inusitado motivo!

Redação Publicado em 13/02/2022, às 10h00 - Atualizado em 22/12/2023, às 11h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elizabeth II durante discurso de Natal do ano de 2017 - Getty Images
Elizabeth II durante discurso de Natal do ano de 2017 - Getty Images

A família real britânica costuma surpreender por uma série de tradições e regras repletas de curiosidades. No filme 'Spencer' (2021), que apresenta a atriz Kristen Stewart no papel de Lady Di, ex-esposa do príncipe Charles, uma cena chama atenção. Ao iniciar as festividades para o Natal, a princesa do povo sobe em uma balança

Quem assistiu ao filme, se pergunta se essa cena é baseada na realidade. Bom, a informação bastante curiosa envolvendo os costumes natalinos da rainha Elizabeth II já havia sido revelada. 

Conforme afirmou a especialista em realeza britânica, e editora-chefe da revista Majesty, Ingrid Seward, a monarca tinha o hábito de pesar os convidados antes e após a ceia para ter a certeza que eles estão bem alimentados. Mas de onde vem esse curioso costume?

Rainha Elizabeth II / Crédito: Getty Images

Nos tempos de Eduardo VII

Como repercutiu o Metrópole, a tradição teve origem no reinado de Eduardo VII, no início de 1900, por iniciativa do próprio monarca, que se preocupava com a saúde de sua família.

Desde então, o costume estabelecido pelo filho da rainha Vitória passou a ser uma regra durante as comemorações de Natal. Até hoje, todos os nobres, incluindo o príncipe William e sua esposa Kate Middleton, precisam ser pesados na ocasião.

O rei Eduardo VII / Crédito: Wikimedia Commons / W. & D. Downey

Grande banquete

Conforme a tradição, a família deve sempre começar a ceia com o peru e todos os acompanhamentos possíveis. Em seguida, os membros da realeza tomam um chá com bolo gelado.

A fonte afirma ainda que, no intervalo dessas refeições, a rainha Elizabeth II e seus familiares costumavam caminhar pelos jardins de Sandringham, casa de campo localizada na região de Norfolk, na Inglaterra. Além disso, há o costume de entrar no salão da ceia por ordem de idade.