Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Moda com História / Família real britânica

A curiosa balança usada pela família real no Natal

Saiba por que a rainha pesa seus convidados antes e após a ceia

Redação Publicado em 13/02/2022, às 10h00

Família real britânica reunida - Getty Images
Família real britânica reunida - Getty Images

A família real britânica costuma surpreender por uma série de tradições e regras repletas de excentricidade. No filme Spencer, 2021, que apresenta a atriz Kristen Stewart no papel de Lady Di, ex-esposa do príncipe Charles, uma cena chama atenção. Ao iniciar as festividades para o Natal, a princesa do povo sobe em uma balança. 

Quem assistiu o filme, se pergunta se essa cena é baseada na realidade. Bom, a informação bastante curiosa envolvendo os costumes natalinos da rainha Elizabeth II já havia sido revelada

Conforme afirmou a expert em realeza britânica e editora-chefe da revista Majesty Ingrid Seward, a monarca tem o hábito de pesar os convidados antes e após a ceia para que tenha a certeza que eles estão bem alimentados.

Mas de onde vem esse curioso costume?

Rainha Elizabeth II / Crédito: Getty Images

Nos tempos de Eduardo VII

Como repercutiu o Metrópole, a tradição teve origem no reinado de Eduardo VII, no início de 1900, por iniciativa do próprio monarca, que se preocupava com a saúde da família.

Desde então, o costume estabelecido pelo filho da rainha Vitória passou a ser uma regra durante as comemorações de Natal. Até hoje, todos os nobres, incluindo o príncipe William e sua esposa Kate Middleton, precisam ser pesados na ocasião.

O rei Eduardo VII / Crédito: Wikimedia Commons / W. & D. Downey

Um grande banquete

Conforme a tradição, a família deve sempre começar a ceia com o peru e todos os acompanhamentos possíveis. Em seguida, os membros da realeza tomam um chá com bolo gelado.

A fonte afirma ainda que, no intervalo dessas refeições, a rainha e seus familiares costumam caminhar pelos jardins de Sandringham, casa de campo localizada na região de Norfolk, na Inglaterra. Além disso, há o costume de entrar no salão da ceia por ordem de idade.

Imagem ilustrativa de cães da raça corgi / Crédito: Getty Images

Os corgis da rainha

Mas quem pensa que apenas os membros humanos da família real participam do grande banquete está muito enganado. Isso porque até mesmo os cães de Elizabeth II recebem refeições especiais durante as celebrações.

“Até os corgis, havia 12 quando eu era chef, têm menus individuais, geralmente permeados de coelho fresco, carne ou frango com arroz e repolho”, declarou Darren McGrady, ex-chef real em entrevista ao The Sun em novembro do ano passado.


+Saiba mais sobre a Rainha Elizabeth II através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

A Real Elizabeth, Andrew Marr (2012) - https://amzn.to/2I62WYs

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II, Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2PxUxAW

Queen Elizabeth II: The Biography, University Press (2019) - https://amzn.to/2Tatq1f

A Brief History of the Private Life of Elizabeth II, Michael Paterson (2012) - https://amzn.to/394Qjsq

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W